O Design Thinking como empatia, experimentação e colaboração na comunicação

Autores

  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa
  • Renata Fonseca Antunes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5493

Palavras-chave:

Design Thinking, Processo de comunicação, Metodologia

Resumo

Ressaltar a experiência dos consumidores pode ser reconhecida como uma estratégia para a comunicação. Por conta disso, considera-se relevante apostar em novos instrumentos, como no Design Thinking. O estudo propõe, ao indagar como formular processos de comunicação tendo como suporte a metodologia, apresentar o Design Thinking como apoio para esses processos, a partir de uma prática realizada na empresa Missões Júnior. As discussões do artigo relatam as etapas da metodologia aplicada à comunicação, descrevendo o caminho percorrido e as implicações nos processos comunicacionais. Como conclusão apontam-se algumas práticas de uso do Design Thinking, indicando uma alternativa às metodologias de planejamento da comunicação.

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Biografia do Autor

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Comunicação Social, hab. Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014), com pesquisa no Exterior (bolsista PDSE/CAPES nº18017126) na Universidade da Beira Interior - UBI, Laboratório de Comunicação - LabCom, Covilhã, Portugal (2013). Pós-doutor na UI&D - Center for research in Communication, Information and Digital Culture CIC.DIGITAL Porto - Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, Universidade do Porto, Portugal (2018). Pesquisador Ministério da Cultura/CNPq Edital Nº 80/2013, Economia Criativa no Brasil (2013-2015). Pesquisador CNPq Edital Chamada Universal 01/2016, Comunicação Pública e Indicadores Culturais (2017-2020). Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa - mestrado profissional, Unipampa. Professor Adjunto do Curso de Relações Públicas. Integrante do Grupo de Pesquisa "Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais" (Unipampa/CNPq). Integrante do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais - OMiCult.

Renata Fonseca Antunes, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. Formação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - UNIPAMPA campus São Borja. Integrante do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC)

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Publicado

18-12-2018

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018

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