Comunicação Política e educação: desenvolvimento de capacidades deliberativas entre jovens da rede pública de ensino no Brasil

Érica Anita Baptista, Fernanda Nalon Sanglard, Danila Gentil Cal, Ana Carolina Vimieiro, Rousiley Celi Moreira Maia, Vanessa Oliveira Veiga

Resumo


Este artigo explora experiências internacionais que envolvem a prática da deliberação em escolas e apresenta os passos da primeira experiência voltada para a aprendizagem e o treinamento de capacidades deliberativas no Brasil. Fundamentadas nas teorias da democracia deliberativa, tais iniciativas são primordialmente interdisciplinares, ao estabelecer interfaces com estudos nos campos da Comunicação, Ciência Política e Educação, entre outras áreas. Este artigo busca contribuir com pesquisas comunicacionais que visam à intervenção social no que tange à resolução de conflitos, modelos de discussão colaborativa e convivência democrática no âmbito escolar.


Palavras-chave


deliberação; escolas; comunicação política; democracia; conflito

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DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5520

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ISSN 2178-0145