Comunicação Política e educação: desenvolvimento de capacidades deliberativas entre jovens da rede pública de ensino no Brasil

Autores

  • Érica Anita Baptista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Nalon Sanglard Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danila Gentil Cal Universidade Federal do Pará
  • Ana Carolina Vimieiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rousiley Celi Moreira Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Oliveira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5520

Palavras-chave:

deliberação, escolas, comunicação política, democracia, conflito

Resumo

Este artigo explora experiências internacionais que envolvem a prática da deliberação em escolas e apresenta os passos da primeira experiência voltada para a aprendizagem e o treinamento de capacidades deliberativas no Brasil. Fundamentadas nas teorias da democracia deliberativa, tais iniciativas são primordialmente interdisciplinares, ao estabelecer interfaces com estudos nos campos da Comunicação, Ciência Política e Educação, entre outras áreas. Este artigo busca contribuir com pesquisas comunicacionais que visam à intervenção social no que tange à resolução de conflitos, modelos de discussão colaborativa e convivência democrática no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Anita Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG). Pesquisadora no grupo Opinião Pública (UFMG) e no Centro de Investigação Media e Jornalismo (Universidade Nova de Lisboa).

Fernanda Nalon Sanglard, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e doutora em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Danila Gentil Cal, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política na Amazônia (Compoa - UFPA/CNPq).

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Vanessa Oliveira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018