Narrativa imersiva em games sonoros: escuta e paisagem sonora em A Blind Legend

Autores

  • Debora Cristina Lopez UFOP
  • João Alves UFOP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.5752

Palavras-chave:

Narrativas sonoras, Paisagem sonora, Narrativa imersiva, Jogos digitais

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre os recursos usados para a construção de uma narrativa sonora imersiva no jogo “A Blind Legend”, desenvolvido pela empresa francesa DOWiNO. Foi realizada uma análise descritiva (TRIVIÑOS, 2008) amparada por operadores analíticos pré-definidos que pretendem amparar a busca pelo desvendamento das estratégias acústicas adotadas e identificar seus potenciais imersigos. Os resultados apontam que A Blind Legend é um jogo sonoro imersivo, que utiliza de estratégias narrativas e técnicas para criar uma ambiência sonora, potencializando novas formas de conteúdo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, UFOP

Debora Cristina Lopez é doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), ambos na UFOP.

João Alves, UFOP

João Alves é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-11-26