GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA

Autores

  • Rosinei A. Naves Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol4n7.576

Palavras-chave:

Comunicação Ideológica, Jornalismo de Guerra

Resumo

A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e povo iraquiano massacrado.
Esse podeiro parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mudial.
Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu a guerra. A entrada em cenas de tevês arabes, da RPT portuguesa e de outros meios provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os Eua e Inglaterra aparentemente venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinei A. Naves, Universidade Anhembi Morumbi

Professora de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi e mestre pela USP.

Downloads