GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol4n7.576Palavras-chave:
Comunicação Ideológica, Jornalismo de GuerraResumo
A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e povo iraquiano massacrado.Esse podeiro parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mudial.
Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu a guerra. A entrada em cenas de tevês arabes, da RPT portuguesa e de outros meios provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os Eua e Inglaterra aparentemente venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Rosinei A. Naves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.