O telejornal e seu (tele) espectador: um diálogo com Robert Stam sobre a natureza da TV hoje

Autores

  • Vânia Maria TORRES COSTA Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0002-0493-8763
  • ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Célia Regina Trindade Chagas Amorim Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0002-1073-795X

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6061

Palavras-chave:

Jornalismo de TV, Rede Globo, Robert Stam

Resumo

Refletimos sobre a televisão como mediadora da relação com o telespectador, considerando modos de encenação do jornalismo em relação com a audiência. Dialogamos com Robert Stam, no texto ‘o telejornal e seu espectador’, no qual infere o telejornal como agradável, em comparação com elementos fílmicos e televisivos. Analisamos a natureza da televisão e as inovações no telejornalismo no Brasil ao observar o que mudou na narrativa audiovisual. Selecionamos quatro edições de telejornais da Rede Globo, a partir das quais constatamos novas sociabilidades, mais improvisação e intimidade entre notícia e público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria TORRES COSTA, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Comunicação - Jornalismo (UFPA). Atualmente é professora adjunta e vice-coordenadora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o projeto 'Estrada de Ferro Belém-Bragança: sujeitos, memórias e interações comunicacionais na Amazônia paraense'. É uma das coordenadoras do projeto Narramazônia - grupo de estudos e pesquisas sobre Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense - parceria entre UNAMA (PPGCLC) E UFPA (PPGCOM).

ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Sociais (2010), Mestre em Sociologia (2004), Especialista em Teorias da Comunicação (1992) e Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1981-1986)  pela Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA) e diretora da Faculdade de Comunicação (UFPA). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/Unama). Coordena o Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (Narramazônia) e o projeto de pesquisa Mídia e Violência: percepções e representações na Amazônia.

Célia Regina Trindade Chagas Amorim, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pesquisadora em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado, Universidade de Coimbra, Portugal. Núcleo: Democracia, Cidadania e Direito. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará – UFPA, Brasil. Coordenadora do Grupo e Projetos de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia – UFPA e Cidadania Comunicativa: Desafios, lutas e direitos compartilhados na Amazônia (UFPa-CES/UC). Email:celia.trindade.amorim@gmail.com.  

Downloads

Publicado

2020-02-17