Sofrência em tempos de felicidade: musica sertaneja e os signos da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6135Palavras-chave:
Sofrência, Sertanejo, Felicidade, Álcool e FeminejoResumo
Este trabalho tem por objetivo a análise da relação entre a busca por felicidade no contexto neoliberal contemporâneo e o sofrimento cantado nas músicas brasileiras denominadas popularmente como sofrência. Ao cotejar narrativas discursivas em antigas canções de dor de cotovelo e nas atuais canções de sofrimento, analisadas através dos dialogismos bakhtinianos e apoiadas em teorias psicanalíticas, queremos perceber a relação estabelecida entre a dor, o sofrimento e a demanda imperativa por felicidade. Mais especificamente, este artigo investiga as diferentes configurações desses signos que estão diretamente ligados à representação do álcool e do feminejo nas canções de sucesso de estilo sertanejas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danielle Brasiliense, Leonardo Seixas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.