Aplicação do Game Design Document para Newsgames (GDDN) como metodologia ativa no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n46.6256

Palavras-chave:

newsgames, jornalismo, inovação

Resumo

Diante do avanço tecnológico, que apresenta cada vez mais modos distintos de se comunicar, inovar no jornalismo é uma prática cada vez mais necessária. Apenas migrar o texto do impresso para o online não é novidade e nem recomendado, visto que o universo digital disponibiliza muitos instrumentos que podem facilitar a apuração e diversificar o modo de se contar as histórias. Pensando nisso este trabalho visa fomentar a inserção dos newsgames como ferramenta jornalística, pautando-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento desses jogos jornalísticos em um ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Nascimento Marciano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC), Mestre em jornalismo pela mesma instituição (2016) e graduado em Jornalismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc (2012). É professor no curso de Jogos Digitais do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Atuou como professor no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do grupo Educação, Comunicação e Mídias no Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia ?PPGE/UFSC). Atua como programador no projeto de extensão Comenius. Trabalhou como estagiário na assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc - Joinville) e desde 2012 atua como voluntário no Projeto Novos Talentos SC-Games. Se interessa por atividades e pesquisas na área de newsgames, jornalismo digital, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educomunicação e Serious Games. Entusiasta da programação de jogos digitais, interessado também pela pesquisa e prática do jornalismo com o emprego de novas tecnologias, entretenimento e jogos. Desde 2010 desenvolve pesquisa no contexto de newsgames, quando fez o trabalho de conclusão do curso de jornalismo abordando a teoria e análise crítica dos jogos ?CSI: Ciência Contra o Crime?, Paredão da Personalidade? (ambos do portal da Superinteressante), ?Sapatadas da Vingança? e ?Surfando na Crise? (ambos do portal Charges.com.br). A inserção de newsgames no ensino de ética jornalística foi o tema da dissertação. Agora, no doutorado, aprofunda a teoria e prática dos newsgames inseridos no âmbito da educação. Redator do "Game Over", canal do YouTube (@tvgameover) que há mais de 10 anos aborda assuntos relacionados aos games, com programas exibidos também pela PlayTV. Ministra palestras e workshops sobre jogos jornalísticos, abordando a teoria e desenvolvimento de newsgames com o software Construct 2. 

Rita Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina

Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Professora e vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps) , Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec  e  participa do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.  Publicou os livros Comunicação e comunidades virtuais - Participação e Colaboração, Noções Básicas de WebDesign e organizou Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática, Gêneros e formatos no ciberjornalismo, Ensaios sobre televisão e telejornalismo, Anais do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia.

Downloads

Publicado

2020-07-10