Macrossubgêneros na concepção de uma gramática promocional transmidiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n46.6307

Palavras-chave:

promocionalidade, gênero, transmidiação

Resumo

O exame de textos promocionais veiculados em diferentes plataformas midiáticas apresenta um desafio peculiar: abarcar a diversidade de modelos e formatos. Diante disso, acredita-se que os pressupostos relativos aos gêneros discursivos corroboram com o objetivo do presente artigo: identificar possibilidades de configuração de uma gramática da promocionalidade televisual transmidiática, no lançamento de um programa televisivo. O objeto empírico analisado são as ações de lançamento da telenovela Império, em televisão aberta e em um portal web. Como resultado, identifica-se a possibilidade de recorrência ao macrossubgênero como unidade aglutinadora transmidiática.

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Biografia do Autor

Janderle Rabaiolli, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas - Santa Maria (RS)

Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Mestre em Letras e Doutor em Comunicação. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.

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Publicado

09-07-2020