IDENTIDADES POPULARES: ENTRE LA DIVERSIDAD CULTURAL Y LAS ESPECIFICIDADES SOCIALES – UN DEBATE EN TIEMPOS DE GLOBALIZACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol7n12.633Palavras-chave:
Globalização, Identidade Cultural, Integração SocialResumo
Las identidades populares han tomado un amplio protagonismo en las investigaciones sociales de la última década. Las perspectivas de lo cultural y lo colectivo se entrecruzan para complejizar conceptos como el de diversidad cultural, des–territorialización del espacio nacional y otros que se mueven dentro de un debate social espeso. El sentido de diversidad no implica necesariamente mayor democratización de las relaciones entre los sectores populares y los hegemónicos. Las identidades, sin desdeñar las estrategias y concepciones del mundo especifi cas de los grupos sociales, deben potenciar los procesos de integración social de lo popular, en tiempos de globalización.
As identidades populares têm conquistado amplo protagonismo nas investigações sociais da última década. As perspectivas do cultural e do coletivo se entrecruzam para aprofundar conceitos como o de diversidade cultural, desterritorialização do espaço nacional e outros, que se movem dentro de um grande debate social. O sentido de diversidade não implica necessariamente maior democratização das relações entre os setores populares e os hegemônicos. As identidades, sem desdenhar as estratégias e concepções do mundo específicas dos grupos sociais, devem potencializar os processos de integração social do popular, em tempos de globalização.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Yanet Martínez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.