DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol7n13.648Palavras-chave:
Literatura, Publicidade, Estética, DiscursoResumo
Este estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Maria Helena Steffens de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.