DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO

Autores

  • Maria Helena Steffens de Castro

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol7n13.648

Palavras-chave:

Literatura, Publicidade, Estética, Discurso

Resumo

Este estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.

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Biografia do Autor

Maria Helena Steffens de Castro

Professora doutora em Letras, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação/FAMECOS/PUCRS.

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