A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva

Autores

  • Susana Bornéo Funck Universidade Católica de Pelotas - RS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.669

Palavras-chave:

Estudos de Gênero, Análise Crítica do Discurso, Mulher na Mídia

Resumo

A partir dos pressupostos dos estudos de gênero e da análise crítica do discurso, analisamse neste artigo duas edições de um jornal de domingo de uma capital do Sul do Brasil, buscando verificar as representações do feminino e do masculino, em especial a presença da mulher nas diferentes seções. É possível constatar que o veículo reproduz e reitera as assimetrias sociais de gênero, naturalizadas pelo senso comum, contribuindo para uma paradoxal (in)visibilidade da mulher na mídia impressa.

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Biografia do Autor

Susana Bornéo Funck, Universidade Católica de Pelotas - RS

Doutora em Humanidades, pela Universidade do Texas, em Arlington, Estados Unidos; professora do Programa de Pós-Graduação em Letras / Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas, RS.

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Como Citar

Funck, S. B. (2010). A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva. Comunicação & Inovação, 8(14). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.669