O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo

Autores

  • Maria Érica de Oliveira Lima UFRN
  • José Trasferetti PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.681

Palavras-chave:

Comunicação, Religião, Marketing, Produtos, Consumo

Resumo

O presente artigo aborda o cenário religioso de bens simbólicos no Brasil, conceito de marketing religioso e da produção ao consumo, a partir de exemplos que foram retratados pela mídia impressa: jornal e revista. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. As principais conclusões passam pelo surgimento de novos grupos religiosos, tendo as tecnologias e a mídia como suporte de estratégia e permanência; evidenciam um grande avanço no campo religioso, em se tratando de produção; e constatam o estímulo ao consumo, além de investimentos e profissionalização de pessoal.

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Biografia do Autor

Maria Érica de Oliveira Lima, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; pesquisadora da Base Comunicação, Cultura e Mídia; doutora em Comunicação Social (Umesp), com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

José Trasferetti, PUC-Campinas

Diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral – SBTM; doutor em Teologia e Filosofia (Roma/Itália).

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Como Citar

Lima, M. Érica de O., & Trasferetti, J. (2010). O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo. Comunicação & Inovação, 8(15). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.681