Reagindo à censura: criatividade em termpos sombrios. O caso do concurso de contos da revista <i>Status</i>

Autores

  • Sandra Reimão

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.685

Palavras-chave:

Literatura, Censura, Brasil, Década de 1970

Resumo

Esse texto aborda um caso não muito conhecido de censura à imprensa durante a ditadura militar: a proibição da publicação, em duas ocasiões, dos contos vencedores de Concursos Status de Literatura Erótica Brasileira. Trata-se dos contos “Mister Curitiba”, de Dalton Trevisan, vencedor em 1976, e “O cobrador”, de Rubem Fonseca, vencedor em 1978. A revista Status adotou atitudes diferentes frente a essas proibições. Esse texto resgata a história dessas proibições e busca compreender a atuação da censura e as estratégias adotadas pelos editores frente a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Reimão

Professora doutora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp e bolsista de Produtividade em Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Publicou os seguintes livros: Mercado editorial brasileiro (ComArte/Fapesp, 1996) e Livros e televisão – correlações (Ateliê, 2004).

Downloads

Como Citar

Reimão, S. (2010). Reagindo à censura: criatividade em termpos sombrios. O caso do concurso de contos da revista <i>Status</i>. Comunicação & Inovação, 9(16). https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.685