Governando com a mídia: os presidentes e o uso político dos meios de comunicação de massa
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.698Palavras-chave:
Mídia, Política, GovernoResumo
A história brasileira é repleta de exemplos do uso político dos meios de comunicação. Nos governos autoritários, a mídia foi mobilizada como um instrumento de persuasão e controle ideológico do regime, em que governantes cercearam a liberdade de imprensa e fizeram uso da repressão para controlar o conteúdo veiculado nos noticiários. Nestes períodos, a comunicação serviu como um instrumento de manipulação e alienação das massas para garantir a soberania dos grupos dominantes. Com o avanço da democracia no País, as práticas comunicativas também evoluíram, retomando-se a liberdade de imprensa como um instrumento de defesa do cidadão, de fiscalização do Estado e de visibilidade pública do poder. Mesmo nos governos democráticos, o uso estratégico da comunicação continuou sendo essencial para a estabilidade do mandato e a busca do consenso político e da transparência administrativa. Enfim, governar com a mídia tem sido uma prática recorrente no Brasil, cujas particularidades variam conforme a política em curso. Fazendo uma breve retrospectiva de como os governantes fizeram uso da comunicação desde o presidente Getúlio Vargas, o artigo contribui com uma análise da relação de complementaridade e conflito do governo Lula (2003-2006) com a mídia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Paulo Liedtke
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.