Governando com a mídia: os presidentes e o uso político dos meios de comunicação de massa

Autores

  • Paulo Liedtke Univali

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.698

Palavras-chave:

Mídia, Política, Governo

Resumo

A história brasileira é repleta de exemplos do uso político dos meios de comunicação. Nos governos autoritários, a mídia foi mobilizada como um instrumento de persuasão e controle ideológico do regime, em que governantes cercearam a liberdade de imprensa e fizeram uso da repressão para controlar o conteúdo veiculado nos noticiários. Nestes períodos, a comunicação serviu como um instrumento de manipulação e alienação das massas para garantir a soberania dos grupos dominantes. Com o avanço da democracia no País, as práticas comunicativas também evoluíram, retomando-se a liberdade de imprensa como um instrumento de defesa do cidadão, de fiscalização do Estado e de visibilidade pública do poder. Mesmo nos governos democráticos, o uso estratégico da comunicação continuou sendo essencial para a estabilidade do mandato e a busca do consenso político e da transparência administrativa. Enfim, governar com a mídia tem sido uma prática recorrente no Brasil, cujas particularidades variam conforme a política em curso. Fazendo uma breve retrospectiva de como os governantes fizeram uso da comunicação desde o presidente Getúlio Vargas, o artigo contribui com uma análise da relação de complementaridade e conflito do governo Lula (2003-2006) com a mídia.

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Biografia do Autor

Paulo Liedtke, Univali

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; mestre em Comunicação e Informação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; e professor e pesquisador nos grupos Redes e Lance, da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. É autor do livro A esquerda presta contas: comunicação e democracia nas cidades (editoras da UFSC e Univali, 2002).

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Como Citar

Liedtke, P. (2010). Governando com a mídia: os presidentes e o uso político dos meios de comunicação de massa. Comunicação & Inovação, 9(16). https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.698