“Será que imagem é mesmo tudo?” Descrição de variáveis que impactam a retenção da propaganda na memória

Autores

  • Ana Flávia Ribeiro Santana
  • Amalia R. Pérez-Nebra UnB

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.704

Palavras-chave:

Propaganda, Memória, Consumidor

Resumo

O objetivo deste trabalho foi pesquisar quais as variáveis relevantes no resgate de memória de propagandas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário eletrônico. A pesquisa foi respondida por 132 pessoas. Criatividade revelou-se como o elemento mais importante para os sujeitos se lembrarem dos anúncios, e sensualidade o oposto, apesar de ser um elemento freqüentemente utilizado nas propagandas brasileiras. Esse dado sugere que os publicitários se baseiam pouco em pesquisas antes de realizarem suas campanhas publicitárias.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Ribeiro Santana

Formada em Publicidade e Propaganda, em 2007, no Centro Universitário de Brasília – UniCeub.

Amalia R. Pérez-Nebra, UnB

Mestre e doutoranda em Psicologia Social, pela Universidade de Brasília – UnB. Tem publicado e orientado trabalhos na área de Diversidade Cultural, Transculturalismo e Comportamento do Consumidor.

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Como Citar

Santana, A. F. R., & Pérez-Nebra, A. R. (2010). “Será que imagem é mesmo tudo?” Descrição de variáveis que impactam a retenção da propaganda na memória. Comunicação & Inovação, 9(17). https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.704