“Será que imagem é mesmo tudo?” Descrição de variáveis que impactam a retenção da propaganda na memória

Autores

  • Ana Flávia Ribeiro Santana
  • Amalia R. Pérez-Nebra UnB

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.704

Palavras-chave:

Propaganda, Memória, Consumidor

Resumo

O objetivo deste trabalho foi pesquisar quais as variáveis relevantes no resgate de memória de propagandas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário eletrônico. A pesquisa foi respondida por 132 pessoas. Criatividade revelou-se como o elemento mais importante para os sujeitos se lembrarem dos anúncios, e sensualidade o oposto, apesar de ser um elemento freqüentemente utilizado nas propagandas brasileiras. Esse dado sugere que os publicitários se baseiam pouco em pesquisas antes de realizarem suas campanhas publicitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Ribeiro Santana

Formada em Publicidade e Propaganda, em 2007, no Centro Universitário de Brasília – UniCeub.

Amalia R. Pérez-Nebra, UnB

Mestre e doutoranda em Psicologia Social, pela Universidade de Brasília – UnB. Tem publicado e orientado trabalhos na área de Diversidade Cultural, Transculturalismo e Comportamento do Consumidor.

Downloads