Discurso e Ethos: uma análise dos “Rótulos” homossexuais em “Um Livro Para Ser Entendido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7053

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação Social, Interesse Público

Resumo

Este artigo é guiado pelo objetivo de investigar a forma como a linguagem trabalhada no capítulo “Rótulos”, da obra literária “Um Livro Para Ser Entendido”, articula uma série de elementos que se empenham em desconstruir paradigmas e estereótipos acerca do que é “ser gay”. Para tanto, apoiamos nossas análises no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de Tradição Francesa, mais precisamente, o conceito de ethos, noção que apresenta eficácia para intenção de aferir traços à personalidade de um sujeito enunciador alocado “para além do texto”.

Downloads

Biografia do Autor

Agenor Rodrigues Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrando no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Linguística. Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE-Unesp.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Rodrigues Junior, A., & Moraes, Érika de. (2021). Discurso e Ethos: uma análise dos “Rótulos” homossexuais em “Um Livro Para Ser Entendido”. Comunicação & Inovação, 22(49). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7053