Discurso e Ethos: uma análise dos “Rótulos” homossexuais em “Um Livro Para Ser Entendido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7053

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação Social, Interesse Público

Resumo

Este artigo é guiado pelo objetivo de investigar a forma como a linguagem trabalhada no capítulo “Rótulos”, da obra literária “Um Livro Para Ser Entendido”, articula uma série de elementos que se empenham em desconstruir paradigmas e estereótipos acerca do que é “ser gay”. Para tanto, apoiamos nossas análises no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de Tradição Francesa, mais precisamente, o conceito de ethos, noção que apresenta eficácia para intenção de aferir traços à personalidade de um sujeito enunciador alocado “para além do texto”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agenor Rodrigues Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrando no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Linguística. Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE-Unesp.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Rodrigues Junior, A., & Moraes, Érika de. (2021). Discurso e Ethos: uma análise dos “Rótulos” homossexuais em “Um Livro Para Ser Entendido”. Comunicação & Inovação, 22(49). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7053