Tesoura-<i>press</i>: o jornalismo de volta ao passado

Autores

  • Gilson Vieira Monteiro UFam

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.706

Palavras-chave:

Mercado da Informação, Jornalismo em Redes, Posicionamento

Resumo

Este artigo pretende mostrar influências que sistemas virtuais estão causando no jornalismo. Constituíram o foco deste estudo exploratório empresas jornalísticas tradicionais, portal de comunicação, empresa de TV por cabos que oferece acesso 24h à Internet, em banda larga, bem como o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus. Foram ouvidos 22 executivos das empresas selecionadas, porém seis puderam conceder depoimentos mais marcantes. O instrumento para coleta de dados primários foi a entrevista semi-estruturada. Duas descobertas de pesquisa foram importantes: as empresas de comunicação cortam custos em até 80% com o advento da distribuição das informações por meio da rede mundial de computadores, e o “tesoura-press” voltou a fazer parte da prática do jornalismo, agora com as ferramentas “recortar-colar” dos diversos programas de computadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Vieira Monteiro, UFam

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, editor da Revista InterMais e do Caderno InterMais de Ciência e Tecnologia (http://www.interfaces.ufam.edu.br), coordenador do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads