Seleção de ICT na comunicação emocional para estudantes japoneses: focando as estratégias emocionais e diferenças de gêneros

Autores

  • Shogo Kato
  • Yuuki Kato
  • Douglass J. Scott
  • Kouki Sato

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n18.714

Palavras-chave:

Comunicação Emocional, Estratégia Emocional, Transmissão Emocional, Diferença de Gênero, Seleção de ICT, Tecnologias da Comunicação e Informação

Resumo

Este artigo descreve a seleção de mídia nas comunicações emocionais por estudantes universitários japoneses, especialmente como eles revelam diferenças de gêneros. Situações agradáveis e desagradáveis foram preparadas e os participantes puderam selecionar: face-a-face (F2F), telefone, e-mail de celular, e-mail de PC e carta como meios de comunicação. Alguns resultados são apontados no campo do ICT (Information and Communications Technology). A familiaridade com os receptores foi usada como um fator de comunicação. Para as pessoas familiarizadas, os participantes tenderam escolher a mídia baseada na rapidez da réplica compartilhando alegrias ou simpatia no momento da comunicação. Tais decisões podem ser vistas como uma estratégia emocional na seleção da mídia. Participantes quiseram expor suas emoções para as pessoas familiarizadas o quanto antes e o mais zelosamente possível. De outro lado, pareceu que repartir emoções não foi algo desejado em relação as receptores não familiarizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shogo Kato

Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Waseda. Ph.D. pelo Instituto de Tecnologia e Educação Tecnológica de Tóquio.

Yuuki Kato

Professor da Escola de Educação da Tokyo University of Social Welfare.

Douglass J. Scott

Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Waseda. Doutor pela Universidade de Michigan.

Kouki Sato

Professor Associado do Centro de Educação para Estudantes Internacionais da Universidade de Nagoya.

Downloads