A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação

Autores

  • Scheila Fátima Giacomazzi Camargo

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n18.718

Palavras-chave:

Roupa-Panfleto, Daspu, Identidade, Comunicação

Resumo

O trabalho "A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação" apresenta uma proposta de leitura de textos-objetos configurados por camisetas femininas sui generis, buscando compreender como se constroem e se articulam os sentidos de tais textos na relação com o corpo e seus movimentos para se poder chegar a uma reflexão a respeito da indumentária pelo viés das relações comunicacionais que por aí se estabelecem - enfatizando, sobretudo, a questão da construção identitária pela forma que indivíduos e coletividades se dão a ver. A escolha deste tema de investigação deve-se, entre outros, à constatação de que a vestimenta - particularmente a roupa "em ato", no "corpo" - é uma fala produtora de sentidos que são, em suas especificidades, relevantes e determinantes no estabelecimento de uma economia que organiza relações identitárias e sociocomunicacionais; insere-se no âmbito da análise de imagens midiáticas que tratam de dois eixos - o da produção de discurso e o da sua circulação entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

  • Scheila Fátima Giacomazzi Camargo
    Mestranda em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

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Como Citar

A roupa-panfleto Daspu: um canal de comunicação. (2010). Comunicação & Inovação, 10(18). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n18.718