Fotojornalismo e Futebol: imagens de violência envolvendo torcedores organizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7721

Palavras-chave:

Mídia; Imagem; Violência; Futebol; Torcida Organizada.

Resumo

A fim de contribuir para a compreensão da construção midiática da violência no futebol, este artigo descreve e interpreta os modos pelos quais os atores envolvidos num grave confronto entre torcedores organizados do Corinthians e do Palmeiras foram imageticamente construídos numa reportagem veiculada no portal G1/Globo Esporte de notícias da Rede Globo. Para realizar essa análise, embasa-se na obra de Roland Barthes. Entre outras coisas, conclui que o portal adota uma narrativa maniqueísta, que estigmatiza as torcidas organizadas e legitima o endurecimento penal, como se graves conflitos sociais pudessem ser transformados, fundamentalmente, pela força da lei. Também conclui que ele dissimula a dimensão social e política dessas torcidas.

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Biografia do Autor

Tarcyanie Cajueiro Santos, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Professora do Programa de Pós-Graduação e Cultura da Universidade de Sorocaba.  Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Bolsista Jovem Pesquisadora da Fapesp no período de 2008 a 2012. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba/SP. 

Felipe Tavares Paes Lopes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Cultura da Uniso

 

 

Doutor em Psicologia Social pela USP e fez pós-doutorado no CPDOC-FGV e na FEF-Unicamp. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e desenvolve pesquisa sobre ativismo no futebol com apoio da Fapesp.

Rodrigo Fontanari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Doutor em Comunicação e semiótica.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

Cajueiro Santos, T., Tavares Paes Lopes, F., & Fontanari, . R. . (2021). Fotojornalismo e Futebol: imagens de violência envolvendo torcedores organizados. Comunicação & Inovação, 22(49). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7721