O Silenciamento da Cobertura Local no Webjornalismo: o Caso do Portal Gaúcho Noroeste Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8035

Palavras-chave:

Jornalismo local; Noroeste Online; Produção de conteúdos; Webjornalismo.

Resumo

Este artigo é uma investigação sobre a presença do jornalismo local no webjornalismo. Conceitualmente, ampara-se nas características do webjornalismo (CANAVILHAS, 2014) e na noção de jornalismo local (AMARAL, 2012). A investigação empírica se baseia na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) das matérias do portal de notícias Noroeste Online, da cidade de Ijuí, RS. Os dados mostram que as matérias com foco na realidade local representam menos de um terço do total de matérias do portal. A menor presença de conteúdos produzidos por sites e portais de alcance local, como se observa no caso analisado, é um dado que vai ao encontro de uma tendência mais ampla, de concentração e de padronização pelas grandes empresas na produção de conteúdos. Menos diversidade na cobertura local é um indício de menos pluralidade no jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio da Silva Granez, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ, 2011) e doutorado em Comunicação pela UFSM (2018). Coordenou os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ de 2011 a 2017. Tem experiência na coordenação de projetos de pesquisa e extensão, bem como na gestão universitária. Como docente, atua na área de produção textual, planejamento visual, redação jornalística, Teoria da Comunicação e Teoria do Jornalismo. Pesquisador nas áreas de autoria, história e teoria do jornalismo, gêneros e linguagem jornalística, dialogismo e polifonia.

Referências

AGUIAR, Leonel Azevedo de; RODRIGUES, Claudia Miranda. Narrativas jornalísticas e midiativismo: estudo de caso sobre as rotinas de produção do coletivo Mídia Ninja. In: Anais do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. ECA/USP, São Paulo, nov. 2017.

AMARAL, Vítor. A proximidade de uma imprensa regional à ideia de cidadania ativa. In: CORREIA, João Carlos. Ágora. Jornalismo de proximidade: limites, desafios e oportunidades. Covilhã: LabCom Books, 2012. p. 01-16.

ANDERSON, C.W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 5, ano 2, abr. mai. jun. 2013, p. 30-89. Trad. Ada Félix.

BARBOSA, Suzana (Org.). Jornalismo digital de terceira geração. Covilhã: Labcom, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2009.

CANAVILHAS, João. (Org.). WebJornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014.

COSTA, Caio Túlio. Um modelo de negócio para o jornalismo digital: como os jornais devem abraçar a tecnologia, as redes sociais e os serviços de valor adicionado. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 9, ano 3, abr./mai./jun., 2014, p. 51-115.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. 2. ed. Porto Alegre: Tchê, 1987.

GUROVITZ, Helio. O inverno das redes sociais. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2018/07/30/o-inverno-das-redessociais.ghtml>. Acesso em: 31 de jul./2018.

HOLANDA, André Fabrício da Cunha. Estratégias de abertura: o jornalismo de fonte aberta dos casos Indymedia, CMI, Slashdot, AgoraVox, Wikinotícias e WikiNews. Dissertação, UFBA, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, 2007. p. 54-80. Disponível em: https://facom.ufba.br/jol/pdf/2007_HOLANDA_Andre_Dissertacao_Estrategias%20de%20Abertura.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Orgs.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: GJOL/Calandra, 2003.

MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: UFSC, 1992.

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-29