Mobilidades urbanas, redes digitais e ocupação da cidade: um estudo sobre os sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados sem estações em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8176Palavras-chave:
Aplicativos de mobilidade, Mobilidades urbanas, Mídias locativasResumo
A proliferação das mídias móveis e locativas transformou inúmeras práticas cotidianas, inclusive práticas ligadas às mobilidades urbanas. Com base nesse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar o impacto dos sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados sem estações na cidade de São Paulo. As técnicas e procedimentos metodológicos utilizados são: uso de dados extraídos de fontes secundárias, entrevistas semiestruturadas com usuários dos sistemas, análise de imagens publicadas pelos usuários dos sistemas na rede social Instagram. Os primeiros resultados indicam que os sistemas investigados atuam na ocupação e ressignificação do espaço público de São Paulo ao sugerirem uma inflexão nas modalidades de deslocamento pela cidade. Todavia, com a pandemia da Covid-19, limitações e implicações socioespaciais e econômicas desses sistemas foram igualmente evidenciadas, de sorte que a análise empírica do fenômeno culmina na análise do seu surgimento, implementação e interrupção.
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