Mobilidades urbanas, redes digitais e ocupação da cidade: um estudo sobre os sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados sem estações em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8176Palavras-chave:
Aplicativos de mobilidade, Mobilidades urbanas, Mídias locativasResumo
A proliferação das mídias móveis e locativas transformou inúmeras práticas cotidianas, inclusive práticas ligadas às mobilidades urbanas. Com base nesse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar o impacto dos sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados sem estações na cidade de São Paulo. As técnicas e procedimentos metodológicos utilizados são: uso de dados extraídos de fontes secundárias, entrevistas semiestruturadas com usuários dos sistemas, análise de imagens publicadas pelos usuários dos sistemas na rede social Instagram. Os primeiros resultados indicam que os sistemas investigados atuam na ocupação e ressignificação do espaço público de São Paulo ao sugerirem uma inflexão nas modalidades de deslocamento pela cidade. Todavia, com a pandemia da Covid-19, limitações e implicações socioespaciais e econômicas desses sistemas foram igualmente evidenciadas, de sorte que a análise empírica do fenômeno culmina na análise do seu surgimento, implementação e interrupção.
Downloads
Referências
BASTOS, A. F. S.; MELLO, S. C. B. Paulista aberta: significados da avenida símbolo da cidade de São Paulo. Urbana: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, vol. 9, n. 3, p. 521-539, 2017.
BENEDINI, D. J. Bicicletas próprias e compartilhadas na cidade de São Paulo: perfil dos usuários e características das viagens. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
BESLAY, L.; HAKALA, H. Digital territory: Bubbles. In: KIDD, P. T. (Org.). European visions for the knowledge era. Grã-Bretanha: Cheshire Henbury, 2007, p. 69-78.
CAETANO, A. Práticas fotográficas, experiências identitárias: A fotografia privada nos processos de (re)construção das identidades. Sociologia, Problemas e Práticas, N. 55, p. 69- 89, 2007.
CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO - CEBRAP. Impacto social do uso da bicicleta em São Paulo. São Paulo: Cebrap, 2018.
COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO - CET-SP. Plano Cicloviário do município de São Paulo. São Paulo: CET, 2018.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 62–83.
FARMAN, J. Mobile interface theory: Embodied space and locative media. New York and London: Routledge, 2013.
PROCON - FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, Relatório Pesquisa Patinete Elétrico. São Paulo: Procon-SP, 2019.
GREENFIELD, A. Everyware: the dawning age of ubiquitous computing. Berkeley, CA: New Riders, 2006.
HARVEY, D. The right to the city. The City Reader, v. 6, p. 23-40, 2008.
HANSMANN, U.; MERK, L.; NICKLOUS, M. S., et al. Pervasive computing: The mobile world. Berlin; New York: Springer, 2003.
KELLERMAN, A. Personal mobilities. London; New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2006.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: Epu, 2003.
LANGLEY, P.; LEYSHON, A. Platform capitalism: the intermediation and capitalisation of digital economic circulation. Finance and society, v. 3, n. 1, p. 11-31, 2017.
LEFEBVRE, H. Le droit à la ville. Paris: Anthropos, 1972.
LEMOS, A. Cultura da Mobilidade. Revista FAMECOS. n. 40, p. 28-35, 2009.
LEMOS, A. Celulares, funções pós-midiáticas, cidade e mobilidade. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 2, n. 2, p. 155–166, 2010.
LEMOS, A. Realidad aumentada. Narrativa y médios de georreferencia. Versão em português do artigo. In Sánchez, Amaranta (org). Móbile. Reflexión y experimentatión en torno a los médios locativos en el arte contemporâneo en México., Consejo Nacional para La Cultura y lãs Artes / Centro Multimedia – CENART, México, DF, 2013., p. 85-103.
MARINO, C. E. de C. Ativismo e apropriação do espaço urbano em São Paulo. arq.Urb, n. 23, p. 170–184, 2019.
MARTY, O. La vie des start-up (s’) Investir dans les entreprises innovantes. Gérer et Comprendre. Annales des Mines, Les Annales des Mines, p. 4-15, 2002.
ROLNIK, R.; KLINTOWITZ, D. (I)Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos Avançados, v. 25, n. 71, p. 89-108, 2011.
ROCHA, R. I. R.; NASCIMENTO, A. P. B.; FRANCOS, M. S. Hortas comunitárias: espaço público que contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo, SP. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, vol. 7, n. 16, p. 87-97, 2019.
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SMDU-SP. O uso da bicicleta na cidade de São Paulo: uma comparação dos resultados da pesquisa OD 2007 e 2017. São Paulo: PMSP, 2019.
SILVA, D. K. M. da. Mouvements-réseau : les interconnexions entre technologie, environnement et vie sociale dans l’espace urbain, Sociétés, vol. 145, n. 3, p. 75-84, 2019.
SILVA, D. K. M. da. Hidrocidadania, redes digitais e a redescoberta dos rios e córregos de São Paulo. Contemporânea, vol. 18, n. 13, p. 166-186, 2020.
WEISER, M. The Computer for the 21 st Century. Scientific american, n. 265, v. 3, p. 94-105, 1991.
WRIGHT, D., et al. Safeguards in a world of ambient intelligence. Berlin: Springer Science & Business Media, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dayana Karla Melo da Silva, Carlos Eduardo Souza Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.