A Era da Imagem-Máquina: o simulacro

Autores

  • Raquel de Azevedo USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol1n1.818

Resumo

A imagem virtual produzida pelos computadores difunde-se cada vez com maior intensidade, penetrando todos os ramos de atividade da comunicação ao ensino e produção. Pergunta-se freqüentemente se imagens não estariam substituindo palavras e conceitos em nosso pensamento e meios de expressão.
Procuraremos, neste artigo, em primeiro lugar, levantar aspectos a respeito do papel da imagem em nossa cultura que relativizam parcialmente a atual ";explosão"; da dimensão virtual na sociedade. Num segundo momento, buscamos alinhavar algumas reflexões de autores contemporâneos sobre a especificidade da influência da imagem virtual nas relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Azevedo, USCS

Professorade Filosofia no IMES, Mestre em História Social pela USP, Doutoranda em História Social do Trabalho pela Unicamp.

Downloads

Como Citar

de Azevedo, R. (2011). A Era da Imagem-Máquina: o simulacro. Comunicação & Inovação, 1(1). https://doi.org/10.13037/ci.vol1n1.818