REPORTAGENS INVESTIGATIVAS E COBERTURA DIÁRIA: requisitos para a busca de qualidade no jornalismo ambiental

requirements for the quality in environmental journalism

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238933

Palavras-chave:

Jornalismo investigativo, Jornalismo ambiental, Modalidades jornalísticas

Resumo

Este trabalho de viés qualitativo buscou estabelecer as características recomendadas por diversos teóricos para as produções de jornalismo investigativo e de jornalismo ambiental, verificando suas similaridades. A aplicação da teoria foi feita pela análise interpretativa de três reportagens investigativas premiadas nacionalmente sobre temáticas ambientais e uma amostra de cobertura semanal sobre meio ambiente da Folha de S. Paulo. Ao final, apresentam-se sugestões para reduzir as fragilidades da cobertura ambiental verificada na cobertura diária, que poderia se inspirar nas reportagens investigativas sobre o tema, ainda que se considerem todas as diferenças entre coberturas em profundidade e coberturas diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrian Regina Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Comunicação Social.

Jornalista. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Líder do Grupo Click – Comunicação e Cultura Ciber.

Arthur Oliari Lira, PPGCom/UFPR

Jornalista. Doutorando em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pela UFPR. Membro do Grupo Click – Comunicação e Cultura Ciber.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2016.

BUENO, Wilson da C. Comunicação, jornalismo e meio ambiente. São Paulo: Mojoara Ed., 2007

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian; JÚNIOR, Pedro da S.; LOOSE, Eloísa B. MEI, Danielle S.; SCHNEIDER, Thais. e DUARTE, Valéria. A comunicação ambiental e suas potencialidades no enfrentamento dos dilemas socioambientais. Desenvolvimento e Meio Ambiente: v. 34, agosto 2015. Disponível em: br/made/article/view/39965/26085 Acesso: Junho 2022.

FERNANDES, José Carlos; LIMA, Myrian Del Vecchio de. Conexões entre o jornalismo hiperlocal e o jornalismo investigativo: algumas reflexões e observações. Comunicação & Inovação. PPGCom/UCSC, v. 18, n. 36 (45-61) jan-abr 2017. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3873/2153 Acesso em: julho 2020.

FORTES, L. Jornalismo Investigativo. São Paulo: Contexto, 2005.

FROME, Michael. Green Ink: uma introdução ao jornalismo ambiental. Curitiba, Editora UFPR, 2008.

GIRARDI, Ilza. Entrevista a um dos autores (2016).

GIRARDI, Ilza et al. Jornalismo Ambiental: teoria e prática. Porto Alegre: Metamorfoses, 2018.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas (SP): Papirus, 1990.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Elementos do jornalismo — o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração, 2003.

LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza do antropoceno. São Paulo/Rio de Janeiro: Ubu Editorial/Ateliê de Humanidades Editorial, 2020.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006

.

Autores.

MORIN, Edgar.; KERN, Anne B. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina, 2002.

NASCIMENTO, S. Os novos escribas: o fenômeno do jornalismo sobre investigações no Brasil. Porto Alegre: Arquipélago, 2010

SEQUEIRA, Cleofe M de. Jornalismo Investigativo: o fato por trás da notícia. São Paulo: Summus Ed., 2005.

TRIGUEIRO, André. Entrevista a um dos autores (2016).

Downloads

Publicado

2023-05-08