ENTREVISTANDO UM ROBÔ: notas sobre a aplicação experimental da metodologia EEAF usando a ferramenta ChatGPT de inteligência artificial.

Notes on the experimental application of the EEAF methodology using the ChatGPT artificial intelligence tool.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238987

Palavras-chave:

Inteligência artificial, CHATGPT, Processamento de Linguagem Natural

Resumo

Apresenta-se a metodologia EEAF - Entrevista Exploratória de Avaliação de Funcionalidades - a ser utilizada por pesquisadores da Comunicação, no estudo de características ou análise de material textual, criado por algoritmos de inteligência artificial. Neste trabalho usamos a ferramenta de conversação ChatGPT e propomos um conjunto de métricas: transparência, estruturação, precisão, variedade e atualização, para avaliação no experimento. No geral, os textos criados via código apresentaram a necessidade de revisão humana, principalmente em materiais que lidavam com fatos e dados objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Coordenador  do LABCOM/UFMA.

Referências

AMADEU, Sérgio. Democracia e os códigos invisíveis: Como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas. São Paulo: Edições Sesc (Coleção Democracia Digital), 2019.

AP - The Associated Press. Leveraging AI to advance the power of facts: Artificial Intelligence at the Associate Press, 2022. Disponível em : https://www.ap.org/discover/artificial-intelligence . Acessado em 10/01/2023 .

DOS SANTOS, Márcio Carneiro. Internet das Coisas e sistemas inteligentes no jornalismo: o conceito de presença diluído entre as narrativas da complexidade urbana. Comunicação & Inovação, v. 17, n. 34, p. 21-39, 2016.

____________________________. Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando

curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo.

Conexão-Comunicação e Cultura, v. 17, n. 33, 2018.

______________________________. A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação. Organicom, v. 16, n. 31, p. 145-157, 2019.

GUZMAN, Andrea L; SETH C. Lewis. 2019. Artificial Intelligence and Communication: A

Human–Machine Communication Research Agenda. New Media & Society. doi:10.1177/

________________________________. What is human-machine communication, anyway. Human-machine communication: Rethinking communication, technology, and ourselves, p. 1-28, 2018.

JONES, Steven. Against technology: From the Luddites to neo-Luddism. Routledge, 2013.

LATZER, Michael et al. The economics of algorithmic selection on the Internet. In: Handbook on the Economics of the Internet. Edward Elgar Publishing, p. 395-425, 2016.

LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), p. 54-66, 2020.

MANOVICH, Lev. El software toma el mando. Editorial UOC, 2014.

MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt, 2013.

Mollman Steve. ChatGPT has gained 1 million followers in a single week. Here’s why the A.I. chatbot is primed to disrupt search as we know it. Yahoo Finance, 2022. Disponível em: https://finance.yahoo.com/news/chatgpt-gained-1-million-followers-224523258.html . . Acessado em 09 de dezembro de 2022.

MUSIANI, Francesca. Governance by algorithms. Internet Policy Review, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2013.

NAPOLI, Philip. The algorithm as institution: Toward a theoretical framework for automated media production and consumption. Fordham University Schools of Business Research Paper, 2013.

REITER, Ehud; SRIPADA, Somayajulu; ROBERTSON, Roma. Acquiring correct knowledge for natural language generation. Journal of Artificial Intelligence Research, v. 18, p. 491-516, 2003.

SILVA, Tarcízio. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. In: Anais VI Simpósio Internacional Lavits, 2019. Disponível em: https://lavits.org/wp-content/uploads/2019/12/Silva-2019-LAVITSS.pdf . Acesso em 06/02/2023.

SQUIRRA, Sebastião Carlos. A tecnologia e a evolução podem levar a comunicação para a esfera das mentes. Revista Famecos, v. 23, n. 1, 2016.

________________________. A informação essencial a vida, as máquinas e a comunicação. Lumina, v. 10, n. 2, 2016a.

LIMA JR, Walter Teixeira; VERGILI, Rafael. Digital Inclusion and Computational Thinking: New Challenges and Opportunities for Media Professionals. Information and Technology Literacy: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, p. 759-773, 2018.

VEEL, Kristin. (2018). Make data sing: The automation of storytelling. Big Data & Society, 5(1), 205395171875668. doi:10.1177/2053951718756686 .

Downloads

Publicado

2023-05-08