ENTREVISTANDO UM ROBÔ: notas sobre a aplicação experimental da metodologia EEAF usando a ferramenta ChatGPT de inteligência artificial.
Notes on the experimental application of the EEAF methodology using the ChatGPT artificial intelligence tool.
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238987Palavras-chave:
Inteligência artificial, CHATGPT, Processamento de Linguagem NaturalResumo
Apresenta-se a metodologia EEAF - Entrevista Exploratória de Avaliação de Funcionalidades - a ser utilizada por pesquisadores da Comunicação, no estudo de características ou análise de material textual, criado por algoritmos de inteligência artificial. Neste trabalho usamos a ferramenta de conversação ChatGPT e propomos um conjunto de métricas: transparência, estruturação, precisão, variedade e atualização, para avaliação no experimento. No geral, os textos criados via código apresentaram a necessidade de revisão humana, principalmente em materiais que lidavam com fatos e dados objetivos.
Downloads
Referências
AMADEU, Sérgio. Democracia e os códigos invisíveis: Como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas. São Paulo: Edições Sesc (Coleção Democracia Digital), 2019.
AP - The Associated Press. Leveraging AI to advance the power of facts: Artificial Intelligence at the Associate Press, 2022. Disponível em : https://www.ap.org/discover/artificial-intelligence . Acessado em 10/01/2023 .
DOS SANTOS, Márcio Carneiro. Internet das Coisas e sistemas inteligentes no jornalismo: o conceito de presença diluído entre as narrativas da complexidade urbana. Comunicação & Inovação, v. 17, n. 34, p. 21-39, 2016.
____________________________. Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando
curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo.
Conexão-Comunicação e Cultura, v. 17, n. 33, 2018.
______________________________. A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação. Organicom, v. 16, n. 31, p. 145-157, 2019.
GUZMAN, Andrea L; SETH C. Lewis. 2019. Artificial Intelligence and Communication: A
Human–Machine Communication Research Agenda. New Media & Society. doi:10.1177/
________________________________. What is human-machine communication, anyway. Human-machine communication: Rethinking communication, technology, and ourselves, p. 1-28, 2018.
JONES, Steven. Against technology: From the Luddites to neo-Luddism. Routledge, 2013.
LATZER, Michael et al. The economics of algorithmic selection on the Internet. In: Handbook on the Economics of the Internet. Edward Elgar Publishing, p. 395-425, 2016.
LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), p. 54-66, 2020.
MANOVICH, Lev. El software toma el mando. Editorial UOC, 2014.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
Mollman Steve. ChatGPT has gained 1 million followers in a single week. Here’s why the A.I. chatbot is primed to disrupt search as we know it. Yahoo Finance, 2022. Disponível em: https://finance.yahoo.com/news/chatgpt-gained-1-million-followers-224523258.html . . Acessado em 09 de dezembro de 2022.
MUSIANI, Francesca. Governance by algorithms. Internet Policy Review, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2013.
NAPOLI, Philip. The algorithm as institution: Toward a theoretical framework for automated media production and consumption. Fordham University Schools of Business Research Paper, 2013.
REITER, Ehud; SRIPADA, Somayajulu; ROBERTSON, Roma. Acquiring correct knowledge for natural language generation. Journal of Artificial Intelligence Research, v. 18, p. 491-516, 2003.
SILVA, Tarcízio. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. In: Anais VI Simpósio Internacional Lavits, 2019. Disponível em: https://lavits.org/wp-content/uploads/2019/12/Silva-2019-LAVITSS.pdf . Acesso em 06/02/2023.
SQUIRRA, Sebastião Carlos. A tecnologia e a evolução podem levar a comunicação para a esfera das mentes. Revista Famecos, v. 23, n. 1, 2016.
________________________. A informação essencial a vida, as máquinas e a comunicação. Lumina, v. 10, n. 2, 2016a.
LIMA JR, Walter Teixeira; VERGILI, Rafael. Digital Inclusion and Computational Thinking: New Challenges and Opportunities for Media Professionals. Information and Technology Literacy: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, p. 759-773, 2018.
VEEL, Kristin. (2018). Make data sing: The automation of storytelling. Big Data & Society, 5(1), 205395171875668. doi:10.1177/2053951718756686 .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Carneiro dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.