Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil

Autores

  • Sandra Rubia

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.902

Palavras-chave:

Telefones Celulares, Publicidade, Imaginário

Resumo

A partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos.

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Biografia do Autor

Sandra Rubia

Mestre em Comunicação e Informação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, na linha de pesquisa em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Estágio de Doutorado-Sanduíche, realizado em 2008, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, no Departamento de Antropologia da University College London, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Miller, como pesquisadora associada ao Material and Visual Culture Research Group.

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Como Citar

Rubia, S. (2010). Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil. Comunicação & Inovação, 10(19). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.902