IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239179

Palavras-chave:

Estratégia Digital, Implementação de Estratégia Digital, Setor Siderúrgico

Resumo

O fenômeno denominado Transformação Digital tem alterado a dinâmica da competição nos mais diferentes setores, causando incontáveis mudanças em como as organizações conduzem seus processos internos, relacionamento com clientes e fornecedores, seus modelos de negócios e também a cultura e dinâmica organizacional. Essa mudança de paradigma representa um desafio ainda maior para empresas consolidadas em setores tradicionais, cujo sucesso e modelo de negócios foi concebido na economia pré-digital. Por outro lado, essa transformação também representa incontáveis oportunidades, e para capturar valor, obter ou preservar vantagem competitiva real, essas empresas precisam repensar sua estratégia sob a ótica das inúmeras possibilidades habilitadas pelas novas tecnologias digitais, estabelecendo Estratégias Digitais para transformação de seus negócios. Por meio de um estudo de caso único de uma empresa do setor siderúrgico, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de implementação Estratégica de Transformação Digital, os habilitadores organizacionais envolvidos e as mudanças decorrentes de sua implementação nos processos internos no relacionamento com clientes, no modelo de negócios e na cultura e dinâmica organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albukhitan, S. (2020). Developing Digital Transformation Strategy for Manufacturing.

Berman, S., & Marshall, A. (2014). The next digital transformation: from an individual-centered to an everyone-to-everyone economy. Strategy & Leadership, Wagon Lane, 42(5), 9-17.

Bleicher, J., & Stanley, H. (2016). Digitization as a catalyst for business model innovation a three-step approach to facilitating economic success. Journal of Business Management, Riga, 12, 62–71.

Carvalho, P. S. L., Mesquita, P. P D., & Cardarelli, N. A. (2018). Panoramas Setoriais 2030. Mineração e Metalurgia. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Carvalho, P. S. L., Mesquita, P. P. D., & Araújo, E. D. G. (2015). Sustentabilidade da siderurgia brasileira: eficiência ener¬gética, emissões e competitividade. BNDES Setorial, 41, 181-236.

Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. (2019). Digital transformation strategy making in pre-digital organizations: The case of a financial services provider. Retrieved from https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963868718300143

Collin, J. et al. (2015). IT leadership in trasition the impact of digitalization on finish organizations. Helsink, Finland: Unigrafia Ou.

Eggers, J. P., & Park, K. F. (2018). Incumbent Adaptation To Technological Change: The Past, Present, And Future of Research on Heterogeneous Incumbent Response. Academy of Management Annals, 12(1), 357–389.

Estadão (2019). A transformação digital é quase uma questão de sobrevivência. Recuperado a partir de https://www.estadao.com.br/infograficos/economia,a-transformacao-digital-e-quase-uma-questao-de-sobrevivencia,1053818

Fischer, M., Imgrund, F., Janiesch, C. , & Winkelmann, A. (2019). Strategy archetypes or digital transformation: Defining meta objectives using business process management. Science Direct. Elsevier.

Gerdau (2019). Relato Integrado Gerdau. Recuperado a partir de https://www2.gerdau.com.br/relato-integrado-2019

Gurbaxani, V., & Dunkle, D. (2019). Gearing Up For Successful Digital Transformation. Mis Quarterly Executive. Retrieved from https://aisel.aisnet.org/misqe/vol18/iss3/6/

Hausberg, J. P., Liere‐Netheler, K., Packmoh, S,, Pakura, S., & Vogelsang, K. (2019). Research streams on digital transformation from a holistic business perspective: a systematic literature review and citation network analysis. Retrieved from https://link.springer.com/article/10.1007/s11573-019-00956-z

Hess, T., Matt, C, & Wiesböck, F. (2016). Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quarterly Executive, Bloomington, 15(2), 123-139.

Ismail, S., Malone, M. S., & Geest, Y. V. (2015). Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua. HSM do Brasil.

Janjua, R. (2017). Future Steel Forum. Warsaw Industry 4.0 and the Digital Future.

Kammerlander, N., König, A., & Richards, M. (2018). Why do incumbents respond heterogeneously to disruptive innovations? The interplay of domain identity and role identity. Journal of Management Studies, 55(7), 1122-1165.

Kane, G. C. (2017). Digital Maturity, Not Digital Transformation. MIT Sloan Management Review, 3-7.

Kane, G. C., Palmer, D., Phillips A. N., Kiron, D., & Buckley, N. (2017). Achieving Digital Maturity. MIT Sloan Management Review and Deloitte University Press.

Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A.N, Kiron, D., & Buckley, N. (2015). Strategy, not technology, drives digital transformation. Retrieved from https://sloanreview.mit.edu//projects/strategy-drives-digital-transformation

Lemon, K. N., & Verhoef, P. C (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey, Journal of Marketing: AMA/MSI. Special Issue ISSN: 0022-2429 (print) 80 (nov.), 69–96.

Lipsmeier, K. A., Joppen, R., Kühn, A., & Dumitrescub, R. (2020). Process for the development of a digital strategy. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/342156925_Process_for_the_development_of_a_digital_strategy

Matt, C., Hess, T., & Benlian, A. (2015) Digital Transformation Strategies.

Mithas, S., Tafti, A., & Mitchell, W. (2013). How a firm’s competitive environment and digital strategic posture influence digital business strategy. MIS Quarterly, Minneapolis, 37(2), 511-536, Jun

Morakanyane, R., Grace, A., & O’Reilly, P. (2017). Conceptualizing Digital.

Perez, C. (2010). Technological revolutions and techno-economic paradigms. Cambridge Journal of Economics. 34, 185–202.

Schallmo, D., Williams, C. A., & Lohse J. (2019). Digital strategy – integrated approach and generic options. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/333759058_Digital_Strategy_Integrated_Approach_and_Generic_Options

Sebastian, I.M., Ross, J. W.; Beath, C., Mocker, M.; Moloney, K. G.; Nils O. (2017). Fonstad How Big Old Companies Navigate Digital Transformation.

Tadeu, H. F. B., Duarte, A. L. C. M., & Taurion, C. (2018). Transformação digital: perspectiva brasileira e busca da maturidade digital. Nova Lima, DOM: 11(35).

Teece, D. J. (2007). Explicating Dynamic Capabilities: The Natureand Microfoundations Of (Sustainable) Enterprise Performance. Strategic Management Journal, 28, 1319-1350.

Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509–533.

Teece, D., Peteraf, M., & Leih, S. (2016). Dynamic Capabilities and Organizational Agility. California Management Review. 58(4 ) summer. Retrieved from cmr.berkeley.edu

Teece, D. J (2018) Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning. Research Gate.

Warner, K. S.R., & Wäger M. (2018). Building dynamic capabilities for digital transformation: Anongoing process of strategic renewal.

Westerman, G., Bonnet, D., & Mcafee, A. (2014). The nine elements of digital transformation. Retrieved from https://sloanreview.mit.edu/article/the-nine-elements-of-digital-transformation

Yin, R.K. (2015). Estudo de Caso: planejamento e métodos. (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2023-12-11