A permissão à palavra impressa: condições de circulação dos primeiros jornais no Brasil e no Maranhão.

Autores

  • Carlos Erick Brito de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol11n20.949

Palavras-chave:

Imprensa, História da Imprensa, Jornais do Maranhão

Resumo

Na primeira década do século XIX, a palavra impressa começou a circular no Brasil, numa iniciativa considerada tardia. Foi nessa época também que, seguindo os ditames da imprensa oficial, apareceram os primeiros jornais maranhenses. Não tardou a surgir a manifestação de um jornalismo “virulento” para reagir às pressões exercidas pela administração colonial portuguesa. Pode-se observar que o nascimento da imprensa está ligado às singularidades e contradições de cada localidade onde emerge, sendo fundamental ao desenvolvimento de uma sociedade e às incursões que são feitas para se tentar (re)inventar o passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Erick Brito de Sousa

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de São Luís, no Maranhão; mestre em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Como Citar

de Sousa, C. E. B. (2010). A permissão à palavra impressa: condições de circulação dos primeiros jornais no Brasil e no Maranhão. Comunicação & Inovação, 11(20). https://doi.org/10.13037/ci.vol11n20.949