ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE OS DIREITOS DE AUTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249580

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, direitos autorais, artes visuais

Resumo

Conflitos entre criadores e empresas são desafios que têm afetado artistas, sendo os Direitos de Autor o ponto central na relação entre essas partes. O objetivo deste artigo era ampliar as análises acerca da compreensão sobre Direitos de Autor na perspectiva dos autores de Histórias em Quadrinhos. Para tanto, conduziu-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa e metodologia de análise de conteúdo. A análise revelou que este setor tem um conhecimento limitado sobre os Direitos de Autor e apresenta inseguranças em relação ao uso não autorizado de suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wellington Alves Grangeiro Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), Ponto Focal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (FTDR). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor nas áreas de Marketing, Inovação e Jogos Empresariais na Faculdade Luciano Feijão.

Joelia Marques de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Ciência de Alimentos, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica. Pesquisadora e docente permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Pesquisadora na área de desenvolvimento de produtos e processos, propriedade intelectual para inovação, educação para inovação. Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós-doutora em Gestão da Inovação pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE). Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN/UFC). Graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e Pesquisadora nas áreas de Gestão Tecnológica, Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Competitividade Industrial, Cooperação Universidade-Empresa, Ecossistema de Inovação, Políticas Públicas  e Desenvolvimento Regional.

Referências

ALMEIDA, J. P. S. Da criação à exposição: os Direitos de Autor dos artistas visuais contemporâneos vinculados ao projeto "Redes Criativas" do Sebrae/AL, na cidade de Maceió. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Rede Nacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

AMARO, M. Mauricio de Sousa Produções: a ‘fábrica’ de personagens que estampa mais de 4.000 produtos e é a ‘Disney brasileira’. Infomoney, 16 ago. 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/business/mauricio-de-sousa-producoes-dos-quadrinhos-para-a-maior-licenciadora-do-pais/. Acesso em 15 set. 2023.

ANSELMO, Z. A. História em quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975.

AULT, D. Introdução. Pato Donald por Carl Barks: Perdidos nos Andes. São Paulo: Editora Abril, 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, P. C. S.; PAIVA, T. A.; RAMOS, R. R.; ALMEIDA, P. C. H.; OLIVEIRA, L. G. L. As relações contratuais das indústrias criativas: o caso dos quadrinhos no Ceará. Cadernos Ebape.BR, v. 9, p. 377-393, 2011.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, UFSC, 2021. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_22.11.2021.pdf . Acesso em: 07 jan. 2024.

CHARTIER, J. F.; MEUNIER, J. G. Text mining methods for social representation analysis in large corpora. Papers on social representations, v. 20, n. 2, p. 37.1-37.47, 2011.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4a edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GAGLIONI, C. Mercado de quadrinhos no Brasil: Análise de dados. [s.l.]: [s.n.], 2022.

GORDON, Ian. Comic strips and consumer culture 1890-1945. Washington & London: Smithsonian Institution Press, 1998.

HOWE, S. Marvel Comics: a história secreta. São Paulo: Leya, 2013.

JONES, G. Homens do Amanhã: Geeks, Gângsteres e o Nascimento dos Gibis. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006.

MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT, v. 2012, p. 687-699, 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. Barueri: Atlas, 2022.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

O GLOBO. Quadrinista brasileira acusa série da Netflix de copiar sua HQ. O Globo, 20 nov. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/streaming/noticia/2022/11/quadrinista-brasileira-acusa-serie-da-netflix-de-copiar-sua-hq.ghtml. Acesso em 15 set. 2023.

PAZ, L. Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour lês analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires [Computer Software]. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2023.

REINERT, M. Alceste une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de méthodologie sociologique, v. 26, n. 1, p. 24-54, 1990.

SALVADOR, P. T. C. O. Minicurso “Análise textual com auxílio do software IRAMUTEQ: noções básicas”. YouTube, 26 fev. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7RHD7YwYTaQ. Acesso em: 7 jan. 2024.

SIQUEIRA, P. Criador de Fábulas libera HQ para domínio público após briga com a DC. Jovem Nerd, 14 set. 2023. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/fabulas-hq-entra-em-dominio-publico/. Acesso em 15 set. 2023.

VERGUEIRO, W. La actualidad de los cómics en Brasil: la búsqueda de un nuevo público. In: Congress of the Latin American Studies Association, 2007, Montreal. Anais… Montreal: Congress of the Latin American Studies Association, 2007.

VERGUEIRO, W.; SANTOS, R. E. A pesquisa sobre histórias em quadrinhos na Universidade de São Paulo: análise da produção de 1972 a 2005. UNIrevista, São Leopoldo, v.1, n.3, p.1-12, jul, 2006.

Downloads

Publicado

2024-11-04