PERCEPÇÃO PÚBLICA DA DENGUE EM 2024: analisando big data com social listening

analyzing big data with social listening

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249660

Palavras-chave:

social listening, big data, mídias sociais

Resumo

A dengue teve picos de casos em 2024, causando uma epidemia significativa no Brasil. Este artigo utiliza a análise de big data para entender a percepção pública sobre a dengue em plataformas de mídia social. Baseado nos métodos digitais, o estudo adota o social listening para identificar padrões, sentimentos e discussões. Foca em seis tópicos: evolução das menções, distribuição por canal, gênero, engajamento, termos relacionados e sentimentos. Os resultados destacam tendências, canais mais ativos, e a influência política, oferecendo insights valiosos para formuladores de políticas e estrategistas de mídia social.

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Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade de São Paulo - SÃO PAULO - SP- Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM ECA/USP). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media Users (smartmediausers.org). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Visualização de Dados, Métodos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC). 

Marcello Tenorio de Farias, Universidade de São Paulo - SÃO PAULO - SP- Brasil

Doutorando na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com título obtido em 2020. Também é especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA - USP (2018). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015) e extensão em Prática e Didática no Ensino Superior pela USP (2018). Docente em disciplinas voltadas a comunicação digital, gestão de marketing, mídias sociais, marketing estratégico, marketing digital, criação publicitária e direção de arte (pacote Adobe) nos cursos de Comunicação Social (PP, RP, JOR, RTV), Design e Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu, além de ser docente efetivo nos cursos técnicos em comunicação e marketing do Centro Paula Souza (ETECs). Também leciona e palestra em cursos livres na área de Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Branding. É membro do grupo de pesquisa Smart Media Users da Escola de Comunicação e Artes da USP. Profissional com mais de 10 anos de experiência generalista em marketing e comunicação digital em grandes empresas e agências de comunicação nacionais e internacionais. Atualmente, também possui uma consultoria especializada em marketing digital e comunicação.

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Publicado

2024-11-21