PERCEPÇÃO PÚBLICA DA DENGUE EM 2024: analisando big data com social listening
analyzing big data with social listening
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249660Palavras-chave:
social listening, big data, mídias sociaisResumo
A dengue teve picos de casos em 2024, causando uma epidemia significativa no Brasil. Este artigo utiliza a análise de big data para entender a percepção pública sobre a dengue em plataformas de mídia social. Baseado nos métodos digitais, o estudo adota o social listening para identificar padrões, sentimentos e discussões. Foca em seis tópicos: evolução das menções, distribuição por canal, gênero, engajamento, termos relacionados e sentimentos. Os resultados destacam tendências, canais mais ativos, e a influência política, oferecendo insights valiosos para formuladores de políticas e estrategistas de mídia social.
Downloads
Referências
BOULLIER, Dominique. Médialab stories: How to align actor network theory and digital methods. Big Data & Society, v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2053951718816722. Acesso em: 15 jun. 2024.
BRUNO, F. Rastros digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Revista Famecos, v. 19, n. 3, p. 681-704, 2012.
FARIAS, L. A. Opiniões voláteis: opinião pública e construção de sentido. São Paulo: UMESP. Acesso em: 17 jun. 2024, 2019
HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural: conceptualizing cultural and social change. Matrizes, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 21-44, 24 jun. 2014.
JENKINS, H. Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture’. Cultural Studies, v. 28, n. 2, p. 267–297, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09502386.2013.801579. Acesso em: 15 jun. 2024.
LATOUR, B. Reassembling the social: An introduction to actor-network-theory. Oxford: Oup Oxford, 2007.
MCGREGOR, S. C.; MOURÃO, R. R.; NETO, I.; STRAUBHAAR, J. D.; ANGELUCI, A. Second Screening as Convergence in Brazil and the United States. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 61, n. 1, p. 163–181, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08838151.2016.1273924. Acesso em: 13 jun. 2024.
STILINGUE. Homepage. Disponível em: https://stilingue.com.br/. Acesso em: 02 maio 2024.
REID, E.; DUFFY, K. A netnographic sensibility: developing the netnographic/social listening boundaries. Journal of Marketing Management, v. 34, n. 3–4, p. 263–286, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1450282. Acesso em: 15 jun. 2024.
STEWART, M. C.; ARNOLD, C. L. Defining social listening: Recognizing an emerging dimension of listening. International Journal of Listening, v. 32, n. 2, p. 85-100, 2018.
VALLE, D.; PIMENTA, D. N.; DA CUNHA, R. V. (Ed.). Dengue: teorias e práticas. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan César Belo Angeluci, Marcello Tenorio de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.