PERCEPÇÃO PÚBLICA DA DENGUE EM 2024: analisando big data com social listening
analyzing big data with social listening
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249660Palavras-chave:
social listening, big data, mídias sociaisResumo
A dengue teve picos de casos em 2024, causando uma epidemia significativa no Brasil. Este artigo utiliza a análise de big data para entender a percepção pública sobre a dengue em plataformas de mídia social. Baseado nos métodos digitais, o estudo adota o social listening para identificar padrões, sentimentos e discussões. Foca em seis tópicos: evolução das menções, distribuição por canal, gênero, engajamento, termos relacionados e sentimentos. Os resultados destacam tendências, canais mais ativos, e a influência política, oferecendo insights valiosos para formuladores de políticas e estrategistas de mídia social.
Downloads
Referências
BOULLIER, Dominique. Médialab stories: How to align actor network theory and digital methods. Big Data & Society, v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2053951718816722. Acesso em: 15 jun. 2024.
BRUNO, F. Rastros digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Revista Famecos, v. 19, n. 3, p. 681-704, 2012.
FARIAS, L. A. Opiniões voláteis: opinião pública e construção de sentido. São Paulo: UMESP. Acesso em: 17 jun. 2024, 2019
HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural: conceptualizing cultural and social change. Matrizes, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 21-44, 24 jun. 2014.
JENKINS, H. Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture’. Cultural Studies, v. 28, n. 2, p. 267–297, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09502386.2013.801579. Acesso em: 15 jun. 2024.
LATOUR, B. Reassembling the social: An introduction to actor-network-theory. Oxford: Oup Oxford, 2007.
MCGREGOR, S. C.; MOURÃO, R. R.; NETO, I.; STRAUBHAAR, J. D.; ANGELUCI, A. Second Screening as Convergence in Brazil and the United States. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 61, n. 1, p. 163–181, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08838151.2016.1273924. Acesso em: 13 jun. 2024.
STILINGUE. Homepage. Disponível em: https://stilingue.com.br/. Acesso em: 02 maio 2024.
REID, E.; DUFFY, K. A netnographic sensibility: developing the netnographic/social listening boundaries. Journal of Marketing Management, v. 34, n. 3–4, p. 263–286, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1450282. Acesso em: 15 jun. 2024.
STEWART, M. C.; ARNOLD, C. L. Defining social listening: Recognizing an emerging dimension of listening. International Journal of Listening, v. 32, n. 2, p. 85-100, 2018.
VALLE, D.; PIMENTA, D. N.; DA CUNHA, R. V. (Ed.). Dengue: teorias e práticas. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan César Belo Angeluci, Marcello Tenorio de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.