BOAS NOTÍCIAS, MÁS OPINIÕES: a cobertura de imprensa sobre o ChatGPT em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249691

Palavras-chave:

Inteligência artificial, CHATGPT, Análise de sentimento

Resumo

Este artigo analisa 53 artigos publicados nos jornais portugueses Público e Expresso sobre o ChatGPT. Os artigos foram categorizados como artigos de opinião e artigos informativos, e foram aplicadas uma análise de conteúdo, uma análise de sentimento e uma classificação geral de polaridade (positiva, negativa ou neutra) sobre os textos. Os resultados mostram que houve correlação entre textos de Opinião e os sentimentos de raiva e medo, apontando que, enquanto o noticiário vê o fenômeno da inteligência artificial generativa como algo positivo ou neutro, os comentadores desses jornais são reticentes frente à tecnologia.

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Biografia do Autor

Renato Essenfelder, Universidade Fernando Pessoa - Porto - Portugal

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP, SP, Brasil), mestre em Língua Portuguesa pela PUC de São Paulo (SP, Brasil), especialista em Realização de Cinema e TV pela Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal) e Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Essenfelder, R. (2024). BOAS NOTÍCIAS, MÁS OPINIÕES: a cobertura de imprensa sobre o ChatGPT em Portugal. Comunicação & Inovação, 25, e20249691. https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249691