INDICADORES PARA ANÁLISE DA INDÚTRIA CRIATIVA EM PORTUGAL: estruturação do observatório na Universidade do Porto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249722

Palavras-chave:

Economia Criativa, Indicadores culturais, Comunicação

Resumo

O artigo explora a criação de um sistema de indicadores para um observatório da Indústria Criativa (IC) na Universidade do Porto. A pesquisa, de natureza exploratória, descreve e propõe um framework conceitual para a análise de indicadores na IC. Destaca a importância da interdisciplinaridade, integrando perspectivas econômicas e infocomunicacionais. Aborda a complexidade na definição e classificação das atividades econômicas desse setor. O artigo também apresenta uma proposta em desenvolvimento para o observatório e sugere o uso de modelos descritivos, preditivos e prescritivos em etapas futuras.

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Biografia do Autor

Cláudia Manuel Figueiredo Lima, Universidade do Porto - Porto - Portugal

Licenciada em Ciência da Informação, Universidade do Porto, Portugal. Mestra em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, Universidade do Porto, Portugal.

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Borja - RS

Professor no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Santa Maria. Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Universidade do Porto - Porto - Portugal

 Professora nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação; Museologia; Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas; e Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Investigadora no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Manuel Figueiredo Lima, C., Costa Martins, T., & Manuela Gomes de Azevedo Pinto, M. (2024). INDICADORES PARA ANÁLISE DA INDÚTRIA CRIATIVA EM PORTUGAL: estruturação do observatório na Universidade do Porto. Comunicação & Inovação, 25, e20249722. https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249722