MÍDIA NEGRA E DEMANDAS DA SOCIEDADE: uma análise da consulta pública sobre o Plano Nacional de Comunicação Antirracista

an analysis of the public consultation on the National Plan for Anti-Racist Communication

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259731

Palavras-chave:

Mídia negra, Consulta pública, forma social racista

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar as contribuições feitas à consulta pública online ao Plano Nacional de Comunicação Antirracista, partindo do pressuposto de que funcionam como um indicador das reivindicações e dos valores defendidos pelos agentes que atuam nesse campo de produção midiática. Para tanto, abordou-se o processo que resultou na consulta pública dialogando com o referencial da sociologia da ação pública e dos estudos acerca da democracia digital e se analisou os dados a partir dos aportes teórico-metodológicos da discussão de Muniz Sodré sobre a forma social racista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Almeida Almeida Barbalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)- Fortaleza/Ceará - Brasil

Professor dos PPGs em Políticas Públicas e Sociedade da UECE e em Comunicação da UFC. Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Política, Cultura e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, política de comunicação, mídia e cidadania, mídia e minorias, mídia e política, elites. -Coordenador- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES;

Referências

AGÊNCIA CAMÉLIA et al. Subsídios para elaboração do Plano Nacional de Comunicação Antirracista. Disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/subsidios-para-elaboracao-do-plano-nacional-de-comunicacao-antirracista2. Acesso: 23 fev 2024

ALAKIJA, Ana. Mídia e identidade negra. In: BORGES; R.; BORGES, R. (orgs). Mídia e racismo. Petrópolis: DP et Alii; Brasília: ABPN, 2012, p. 106-151.

AUTOR, ANO

BOURDIEU, Pierre. Sur l'Etat. Cours au collège de France (1989-1992). Paris: Seuil, 2012.

BRASIL. Ministério da Igualdade Racial. Subsídios para elaboração do plano nacional de comunicação antirracista. Brasília, 2023c.

CARRANÇA, Flávio. O combate ao racismo nos meios de comunicação: A experiência dos sindicatos de jornalistas In: BORGES; R.; BORGES, R. (orgs). Mídia e racismo. Petrópolis: DP et Alii; Brasília: ABPN, 2012, p. 152-177

CASTEL, Robert. A Discriminação Negativa - Cidadãos ou Autóctones?. Petrópolis: Vozes, 2008.

DEMO, Pedro. Inclusão digital – cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, out./mar., 2005

GRUPO VAI PROPOR AÇÕES DE COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA NO GOVERNO FEDERAL. MINISTÉRIO DA IGUALDADE RACIAL E SECOM PARTICIPAM DA INICIATIVA. Agência Brasil. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-11/grupo-vai-propor-acoes-de-comunicacao-antirracista-no-governo-federal. Acesso em 26 jan 2024

GT SOBRE COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA AMPLIA PRAZO DE CONSULTA PÚBLICA. GRUPO DE TRABALHO VAI ELABORAR PLANO NACIONAL SOBRE O TEMA. Agência Brasil. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-12/gt-sobre-comunicacao-antirracista-amplia-prazo-de-consulta-publica. Acesso em 26 jan 2024.

JAKOBSEN, Kjeld (Org). Relatório final. A mídia impressa no Brasil e a agenda da promoção da igualdade racial. São Paulo: CEERT/OBM, 2009.

LOEWSTEDT, Anthony; MBOTI, Nyasha. Media racism: Beyond modernity and postmodernity. International Journal of Media & Cultural Politics, v. 13, n. 1-2, p. 111-130, 2017. DOI: https://doi.org/10.1386/macp.13.1-2.111_1

LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn. A representação no interior das experiências de participação. Lua Nova: Revista de Cultura e Política [online]. 2007, n. 70 , p. 139-170. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452007000100007

MAIA, R.; REZENDE, T. Democracia E a Ecologia Complexa Das Redes Sociais Online: Um Estudo Sobre Discussões Acerca Do Racismo E Da Homofobia. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 492-512 DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.492-512

MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; HERNÁNDEZ, Elisa Beatriz Ramírez. O processo comunicacional de justificação recíproca em Jürgen Habermas e sua importância para a Comunicação Pública. Vozes e Diálogo, v. 22, n. 2, p. 47-60, 2023. DOI: https://doi.org/10.14210/vd.v22n2.p47-60

MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía. Problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras, v. 8, n. 1, p. 5-15, 2006.

MILET, Marc. Grupos de interesse e movimentos sociais p. 412-430. In: OLIVEIRA, Osmany Porto de; HASSENTEUFEL, Patrick (org). Sociologia política da ação pública: teorias, abordagens e conceitos. Brasília: Enap, 2021.

MOUFFE, Chantal. On the political. Londres: Routledge, 2005.

PAIVA, Raquel. Mídia e política das minorias. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (org). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. p. 15-26.

PASQUALE, Frank. A esfera pública automatizada. Líbero, n. 39, p. 16-35, 2017.

RHODEBECK, Laurie; GAINOUS, Jason; KLEINSTEUBER, Bryce. Race, political targeting, and value application: the effects of framing on gay rights opinions among Blacks and Whites. Ethnic and Racial Studies, v. 43, n. 15 , p. 1–20, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/01419870.2019.1704041

ROMÃO, Wagner de Melo. Políticas públicas e democracia participativa: avanços e limites das conferências nacionais no Brasil. São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung Brasil, 2014.

SMITH, Andy. Uma economia política sociológica: as políticas públicas como componentes das instituições capitalistas. In: OLIVEIRA, Osmany Porto de; HASSENTEUFEL, Patrick (org). Sociologia política da ação pública: teorias, abordagens e conceitos. Brasília: Enap, 2021.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis. Afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis: Vozes, 2023.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros. Identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Almeida Barbalho, A. A. (2025). MÍDIA NEGRA E DEMANDAS DA SOCIEDADE: uma análise da consulta pública sobre o Plano Nacional de Comunicação Antirracista: an analysis of the public consultation on the National Plan for Anti-Racist Communication. Comunicação & Inovação, 26, e20259731. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259731