ORGANIZAÇÕES, DESINFORMAÇÃO E RESILIÊNCIA INFORMACIONAL: uma reflexão crítica
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249736Palavras-chave:
Organização, Desinformação, Resiliência informacionalResumo
Esse estudo trata da desinformação nos contextos organizacionais, na perspectiva da resiliência informacional. Desenvolve-se uma reflexão crítica para analisar os elementos que interferem no processo comunicacional orientado ao enfrentamento da desinformação, principalmente em virtude da disseminação de notícias falsas nos diferentes espaços de sociabilidade, incluindo as organizações. Estudo de caráter exploratório e bibliográfico, reforça a importância de compreender que o redimensionamento do cenário informacional exige esforços coletivos, e que as organizações possuem um evidente compromisso social ao passo que suas existências estão diretamente atreladas aos fenômenos informacionais e suas consequências.
Downloads
Referências
BUCCI, E. Existe democracia sem verdade factual? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.
BRASILEIRO, F. S. Emoções e redes colaborativas na resiliência informacional. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5309, 2020. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5309
BRASILEIRO, F. S.; ALMEIDA, A. M. P. Barreiras à informação em saúde nas mídias sociais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021030, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8667199. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8667199
BRASILEIRO, F. S. Dimensões analíticas da resiliência informacional em ecossistemas digitais. In: Gustavo Henrique de Araújo Freire; Isa Maria Freire. (Org.). Comunicação científica em rede. 1ed.Rio de Janeiro: Ibict, 2022, v. 1, p. 83-96.
CASTELLS, M.; FERNÀNDES-ARDÈVOL, M.; QIU, J. L.; SEY, A. Comunicação móvel e sociedade: uma perspectiva global. Lisboa: Fundação Calouste Gubenkian, 2009.
COLPO, Caroline Delevati. A comunicação organizacional e as relações de trabalho em cooperativas de economia solidária: a cultura simbólica tecendo a identidade e o imaginário dos cooperativados / Tese. PUC/RS– Porto Alegre, 2012.
FALLIS, D. What is disinformation? Library Trends, v. 63, n. 3, p. 401-426, abr. 2015. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/579342. Acesso em: 12 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0014
FU, J. S.; SHUMATE, M. Social Media Activity and Hyperlink Network Analysis: A Holistic Media Ecology Perspective, 48th Hawaii International Conference on System Sciences, pp. 1808-1817, 2015. DOI: https://doi.org/10.1109/HICSS.2015.218
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, E. O Método IV: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2008.
OLIVEIRA, M. L. P. Competência crítica em informação e fake news: das metodologias de fact-checking à auditabilidade do sujeito comum. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
PINTO, P. A.; BRASILEIRO, F. S.; ANTUNES, M. J. L; ALMEIDA, A. M. P. COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. Comunicação Pública, v. 15, n. 29, 2020.
SCHATZKI, T. R. The sites of organizations. Organization Studies, v. 26, n. 3, p. 465-84, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/0170840605050876
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
WARDLE, C; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. [s. l.]: Council of Europe report, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disordertoward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 20 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Lívia Pacheco de Oliveira, Caroline Delevati Colpo, Fellipe Sá Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.