PUBLICIDADE E PESSOAS LGBTQIA+ COM DEFICIÊNCIA: um estudo sobre o perfil do influenciador digital Ivan Baron no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259946

Palavras-chave:

Publicidade, Deficiência, LGBTQIA+

Resumo

Este artigo investiga a influência da publicidade na visibilidade de pessoas LGBTQIA+ com deficiência, analisando o perfil do influenciador Ivan Baron no Instagram. Discute-se a necessidade de incluir o existir queer considerando diferentes corpos e vivências. Por meio da análise exploratória de postagens patrocinadas, avalia-se se a publicidade contribui para romper com o capacitismo. A pesquisa fundamenta-se na Teoria Queer, Crip e estudos interseccionais. O estudo de caso revela que as postagens analisadas ainda não constroem narrativas interseccionais e contraintuitivas.

 

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE - Brasil

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social. Atualmente desenvolve pesquisas sobre redes digitais e movimentos sociais.

Gabriel Maranhão, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE - Brasil

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2015). Jornalista, com atuação na área de assessoria de comunicação. Integrante do projeto de pesquisa "Pós-Graduação em Direitos Humanos: um desafio contemporâneo" (UFPE-UnB-UFG), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Pesquisador do projeto de pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE) "Educação em Direitos Humanos: políticas, currículo e práticas no ensino superior jurídico do sertão pernambucano", financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Pesquisador do G-pense! - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Atua e tem interesse nos campos de pesquisa em Comunicação Social, Jornalismo, Direito Humanos, Educação em Direitos Humanos e direitos das pessoas com deficiência.

Referências

AGÊNCIA AMPER. We Are Social e HootSuite - Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]. Disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e-relat%C3%B3rio-completo. Acesso em: 13 fev. 2025.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução de Mariza Corrêa. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2022.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do "sexo". São Paulo: N-1 edições, crocodilo edições (coeditora), 2019.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, p. 46-61, 2017. Disponível em: https://bityli.com/M5nnz. Acesso em: 12 jul. 2022.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 155-166, jun. 2008.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi.; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 16, n. 2, p. 159-176, maio-ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000200002

MCRUER, Robert. Crip Theory: Cultural Signs of Queerness and Disability. New York: New York University Press, 2016.

MOREIRA, Felipe. Corporalidades não hegemônicas em intersecção: a experiência da Teoria Crip. In: CASTRO, Ana Lúcia de; LANDA, Maria Inés (Org.). Corpos, poderes, processos de subjetivação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 253-270.

MOZDZENSKI, Leo. Outvertising - a publicidade fora do armário: A cartografia da diversidade sexogendérica nas comunicações publicitárias. 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2020, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0873-1.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.

ONU MULHERES. Todxs/10: o mapa da representatividade brasileira, 2021. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2022/03/UA_TODXS10_FinalPORT.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

SCHNEIDER, Elizer. Progresso e história da educação: uma releitura de Anísio Teixeira e Paul Monroe. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, jul./set. 1986. p. 3-15.

SILVA, Keliny Cláudia da. A discursivização do ethos do indivíduo com deficiência nas narrativas publicitárias brasileiras contemporâneas. Recife, 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

SILVA, Keliny Cláudia da.; COVALESKI, Rogério Luiz. Convocações e deslocamentos da diferença: o corpo com deficiência na publicidade. Contemporânea (UFBA. ONLINE), v. 16, n. 1, p. 274-289, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/25991. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25991

SILVEIRA, Drielly Teixeira Lopes. Sob o signo da sereia: a feminilidade na experiência de mulheres trans deficientes. Araraquara, 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

SODRÉ, Muniz. Algoritmo, biopoder, incivilismo. In: SODRÉ, Muniz. A sociedade incivil: mídia, liberalismo e finanças. Petrópolis: Vozes, 2021.

STAKE, Robert E. The Case study method in social inquiry. Educational Researcher, v. 7, n. 2, p. 5-9, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/1174340

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Dantas de Figueiredo, C., & Da Silva Carneiro Maranhão, G. (2025). PUBLICIDADE E PESSOAS LGBTQIA+ COM DEFICIÊNCIA: um estudo sobre o perfil do influenciador digital Ivan Baron no Instagram . Comunicação & Inovação, 26, e200259946. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259946