Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do "jovem idoso" na propaganda brasileira.

Authors

  • Elizabeth Moraes Gonçalves Methodist University of São Paulo image/svg+xml
  • Marco Aantônio Cirillo docente do curso de publicidade e propaganda da FAC da UMESP. Coordenador de projetos experimentais. Mestre em Comunicação social pela UMESP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150

Keywords:

comunicação, tecnologia, idoso, linguagem

Abstract

Resultados de pesquisas científicas e inovações tecnológicas têm ampliado as expectativas de vida do homem moderno. O idoso que era caracterizado pela imagem da fragilidade e da carência, hoje é retratado na propaganda como alguém ativo, participativo e saudável. Este texto objetiva levar à reflexão sobre a forma como se constrói a propaganda no sentido de deixar arraigada na sociedade um estereótipo do idoso que vem substituir o anterior. Considera-se que a propaganda é uma via de mão dupla, buscando no cenário social os elementos para a construção do seu discurso, ao mesmo tempo em que esse discurso influencia a sociedade e sua visão de mundo. Um comercial de TV, da empresa Microsoft, no qual a pessoa com mais de 60 anos de idade está retratada fisicamente, é analisado neste estudo, para avaliar esse novo perfil do idoso brasileiro.

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Author Biographies

  • Elizabeth Moraes Gonçalves, Methodist University of São Paulo

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Comunicação - POSCOM da Universidade Metodista de São Paulo.

    E-mail: bethmgoncalves@terra.com.br elizabeth.goncalves@metodista.br

  • Marco Aantônio Cirillo, docente do curso de publicidade e propaganda da FAC da UMESP. Coordenador de projetos experimentais. Mestre em Comunicação social pela UMESP.

    Mestre em Comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação- FAC, da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

    E-mail: marco.cirillo@metodista.br

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Published

2014-03-25

How to Cite

Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do "jovem idoso" na propaganda brasileira. (2014). Comunicação & Inovação, 15(28). https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150

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