Fragmented management: the experience of dividing Embrapa's communication structure
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259935Keywords:
organizational communication, embrapa, integrated communicationAbstract
The article investigates how the split of the communication department of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) into four "mini-areas", that occurred from 2018 to 2022, affected communication management. As a methodology, a case study was carried out, supported by semi-structured interviews. The thematic analysis showed that, for an organization like Embrapa, integrated communication linked to the presidency continues to be more appropriate, as recommended in the literature.
Downloads
References
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 09 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.
BUENO, Wilson da Costa. A política de comunicação como instrumento estratégico de gestão para o parlamento brasileiro. E-Legis − Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, Brasília, v. 14, n. 36, p. 95-109, 2021. Disponível em: https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/700. Acesso em: 24 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.51206/elegis.v14i36.700
CÉSAR, Rose Lane; MONARO, Daniel Luis Garrido. Gerenciamento da integração em projeto de comunicação empresarial, em estrutura organizacional descentralizada no qual equipes estão em diferentes níveis hierárquicos: estudo de caso. 2021. 29 p. Monografia (Especialização em Gestão de Projetos) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2021.
CURVELLO, João José Azevedo. Legitimação das assessorias de comunicação nas organizações. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 96-114.
DIAS, Ernandes Gonçalves; MISHIMA, Silvana Martins. Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação. Revista Sustinere, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 402-411, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828. Acesso em: 13 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828
DUARTE, Jorge. Embrapa muda gestão corporativa. Portal Embrapa, 31 maio 2018. Disponível em: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31712429/embrapa-muda-gestao-corporativa?p_auth=HgUussyO. Acesso em: 13 maio 2023.
DUARTE, Jorge; DIAS, Heloiza; TIMM, Carla. Embrapa e o Fator Comunicação. In: SOARES, Ana Cláudia Theme da Silveira; TEIXEIRA, Eneida Leão (org.). UERJ com RJ 2023 - Ciência, tecnologia e inovação: propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia. Rio de Janeiro: Comuns Editorial, 2023.
EMBRAPA. Gestão da Embrapa: janeiro de 2016 - outubro de 2018. 2018. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184309/1/Relatorio-Gestao-Embrapa-2016-2018.pdf . Acesso em: 27 abr. 2024.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

