PUBLICIDADE E PESSOAS LGBTQIA+ COM DEFICIÊNCIA: um estudo sobre o perfil do influenciador digital Ivan Baron no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259946Keywords:
Publicidade, Deficiência, LGBTQIA+Abstract
This article investigates the influence of advertising on the visibility of LGBTQIA+ people with disabilities by analyzing the Instagram profile of influencer Ivan Baron. It discusses the need to include queer existence while considering diverse bodies and experiences. Through an exploratory analysis of sponsored posts, the study assesses whether advertising helps challenge ableism. The research is grounded in Queer Theory, Crip Theory, and intersectional studies. The case study reveals that the analyzed posts do not yet construct intersectional and counterintuitive narratives.
Downloads
References
AGÊNCIA AMPER. We Are Social e HootSuite - Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]. Disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e-relat%C3%B3rio-completo. Acesso em: 13 fev. 2025.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução de Mariza Corrêa. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2022.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do "sexo". São Paulo: N-1 edições, crocodilo edições (coeditora), 2019.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, p. 46-61, 2017. Disponível em: https://bityli.com/M5nnz. Acesso em: 12 jul. 2022.
LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 155-166, jun. 2008.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi.; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 16, n. 2, p. 159-176, maio-ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000200002
MCRUER, Robert. Crip Theory: Cultural Signs of Queerness and Disability. New York: New York University Press, 2016.
MOREIRA, Felipe. Corporalidades não hegemônicas em intersecção: a experiência da Teoria Crip. In: CASTRO, Ana Lúcia de; LANDA, Maria Inés (Org.). Corpos, poderes, processos de subjetivação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 253-270.
MOZDZENSKI, Leo. Outvertising - a publicidade fora do armário: A cartografia da diversidade sexogendérica nas comunicações publicitárias. 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2020, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0873-1.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.
ONU MULHERES. Todxs/10: o mapa da representatividade brasileira, 2021. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2022/03/UA_TODXS10_FinalPORT.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
SCHNEIDER, Elizer. Progresso e história da educação: uma releitura de Anísio Teixeira e Paul Monroe. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, jul./set. 1986. p. 3-15.
SILVA, Keliny Cláudia da. A discursivização do ethos do indivíduo com deficiência nas narrativas publicitárias brasileiras contemporâneas. Recife, 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SILVA, Keliny Cláudia da.; COVALESKI, Rogério Luiz. Convocações e deslocamentos da diferença: o corpo com deficiência na publicidade. Contemporânea (UFBA. ONLINE), v. 16, n. 1, p. 274-289, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/25991. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25991
SILVEIRA, Drielly Teixeira Lopes. Sob o signo da sereia: a feminilidade na experiência de mulheres trans deficientes. Araraquara, 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.
SODRÉ, Muniz. Algoritmo, biopoder, incivilismo. In: SODRÉ, Muniz. A sociedade incivil: mídia, liberalismo e finanças. Petrópolis: Vozes, 2021.
STAKE, Robert E. The Case study method in social inquiry. Educational Researcher, v. 7, n. 2, p. 5-9, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/1174340
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

