Economia de valores éticos e sociais na produção digital para a TV pública no Reino Unido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4689

Palavras-chave:

Economia de valores éticos e sociais. TV pública. Produção multiplataforma.

Resumo

Este artigo analisa o conceito de "economia de valores éticos e sociais" aplicado às produtoras independentes que fornecem conteúdo multiplataforma para as TVs públicas do Reino Unido. O texto é fundamentado em um projeto de pesquisa em que foram realizadas mais de cem entrevistas com atores da ecologia de produção. Argumentamos que, nas produtoras independentes digitais, a noção de "independência" é utilizada para tentar reconciliar a busca pelo lucro mas, ao mesmo tempo, há a busca pela realização de projetos em que seja possível fazer alguma diferença na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Medrado, Universidade Federal Fluminense

    Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e no Departamento de Comunicação Social. É coordenadora da rede internacional de pesquisas "eVozes: rediscutindo a marginalização" (eVoices: redressing marginality - Arts and Humanities Research Council, Reino Unido). Possui doutorado em Estudos de Mídia pela University of Westminster e pós-doutorado pela Royal Holloway University of London.

  • James Bennett, Royal Holloway University of London

    Professor e ex-chefe do Departamento de Artes Midiáticas da Royal Holloway University of London. Coordenador do projeto "Mídias Sociais como Tecnologias de Produção Televisiva" (Social Media as Television Production Technology - ADAPT TV History). Foi coordenador do projeto "Radiodifusão Pública Multiplataforma no Reino Unido" (Multiplatforming Public Service Broadcasting in the UK).

  • Niki Strange, Royal Holloway University of London
    Pesquisadora do Departamento de Media Arts da Royal Holloway University of London. Pesquisadora de pós-doutorado no projeto "Mídias Sociais como Tecnologias de ProduçãoTelevisiva" (Social Media as Television Production Technology - ADAPT TV History). Trabalhou em produtoras de TV e produtoras digitais por 20 anos e atua como consultora paraprojetos de inovação digital aplicados à economia criativa.

Referências

BENNETT, J. et al. Multiplatforming public service broadcasting: the economic and cultural role of UK

digital and TV independents. London: Royal Holloway, 2012.

BENNETT, J.; KERR, P. A 360 public service sector? The role of independent production in the UK's

public service broadcasting landscape. In: LOWE, G. F.; STEEMERS, J. (Eds.). Regaining the

initiative for public service media. Gothenburg: Nordicom; University of Gothenburg Press, 2012.

p. 219-236. (Ripe).

BENNETT, J.; STRANGE, N. Linear legacies: managing multiplatform production process. In: JOHNSON,

D.; KOMPARE, D.; SANTO, A. (Eds.). Making media work: cultures of management in the entertainment industries. New York: New York University Press, 2014. p. 63-89.

CALDWELL, J. T. Worker blowback: user-generated, worker-generated and producer-generated content

within collapsing production workflows. In: BENNETT, J.; STRANGE, N. (Eds.). Television as

digital media. Durham, NC: Duke University Press: 2011. p. 283-310.

CHITTY, A. How multiplatform PSB stopped trying to change the world and grew up (but got smaller).

Critical Studies in Television, Thousand Oaks, v. 8, n. 1, p. 126-130, 2013. DOI: https://doi.org/10.7227/CST.8.2.12

FUCHS, C. Digital labour and Karl Marx. New York; Abingdon: Routledge: Taylor & Francis Group,

2014.

GREEN, J.; JENKINS, H. The moral economy of web 2.0: audience research and convergence culture.

In: HOLT, J.; PERREN, A. (Eds.). Media industries: history, theory, and method. Malden, MA;

Oxford: Wiley-Blackwell, 2009. p. 213-225.

HESMONDHALGH, D.; BAKER, S. Creative labour: media work in three cultural industries. London:

Routledge, 2011.

JENKINS, H. Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University

Press, 2006.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: NYU Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1353/cj.2014.0021

KENNEDY, H. Net work: ethics and values in web design. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2012.

LEE, D. The ethics of insecurity: risk, individualization and value in British independent television production. Television & New Media, Thousand Oaks, v. 13, n. 6, p. 480-497, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1527476411424419

MCROBBIE, A. Clubs to companies: notes on the decline of political culture in speeded up creative worlds.

Cultural Studies, Abingdon, v. 16, n. 4, p. 516-531, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380210139098

ROSS, A. No-collar: the humane workplace and its hidden costs. Philadelphia: Temple University Press,

2004.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Economia de valores éticos e sociais na produção digital para a TV pública no Reino Unido. (2017). Comunicação & Inovação, 18(38), 94-108. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4689