COMO É TRABALHAR AÍ?: Relatos e denúncias na Planilha das Agências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259995

Palavras-chave:

Publicidade, Agências de publicidade, Planilha das agências

Resumo

A publicidade enfrenta diversos tensionamentos para rever suas práticas e, dentre eles, a demanda de profissionais por melhores condições de trabalho e equipes mais diversas. A Planilha das Agências surge como uma forma de exposição de ambientes de trabalho insalubres e episódios de discriminação. A pesquisa parte dessa observação e tem o objetivo de sistematizar os principais temas relatados no documento em 2024 no que se refere às temáticas de gênero e  raça. São constatadas a luta de profissionais por mudanças no mercado e a resistência das agências em assimilá-las.

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Biografia do Autor

  • Ana Clara Vieira, , Universidade Federal Fluminense - Brasil

    Publicitária graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2013). Mestre em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrando o Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS). Hoje se encontra Doutoranda em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal Fluminense (UFF).Interessada pelas temáticas de desigualdades em práticas do mercado de trabalho, apoia-se nos aportes teóricos-metodológicos vinculados aos Estudos Culturais.

  • Guilherme Libardi, , Universidade Federal de São Carlos - UFsCar - SP - Brasil

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar.Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), bolsista CAPES. Realizou missão acadêmica (PROCAD) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS) e Cinemídia (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

  • Luiz Henrique Castri, , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Brasil

    Mestre em Comunicação Social  (PPGCOM/UFRGS) e Bacharel  em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda (UFRGS). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica PROCAD/ CAPES no Núcleo de Pesquisa em Cultura e Recepção Midiática (NUCMIDIA/UFRGS) 

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

COMO É TRABALHAR AÍ?: Relatos e denúncias na Planilha das Agências. (2025). Comunicação & Inovação, 26, e20259995. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259995