Análise da Experiência do Usuário (UX) de Narrativa Transmídia através de Mouse-Tracking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.7893

Keywords:

mouse-tracking, transmidia, de barrio somos, jornalismo, pesquisa aplicada

Abstract

Neste artigo apresentamos um método de avaliação da experiência do usuário a partir de métricas de rastreamento de mouse (mouse-tracking). Para identificar as interações no site transmídia De barrio somos utilizamos um sistema quantitativo de rastreamento de interações intitulado Artificial Intelligence and Mouse Tracking-Based user Experience Evaluation Tool (AIMT-UXT). Recorremos à entrevista estruturada para obter dados para confrontar resultados analíticos das interações. Este mapeamento foi feito com alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que navegaram no site e participaram da pesquisa. Como resultado, observamos maior interesse nos audiovisuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rita de Cássia Romeiro Paulino, , UFSC

    Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto - Ca em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e desenvolve pesquisa aplicada experimental nas áreas de Conteúdo interativo Multiplataforma, Aplicativos PWA (Progressive Web Apps) , Análise de Redes Sociais e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.

  • Marcos César da Rocha Seruffo, ,

    Realizou Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - PUC-RJ - 2020) com bolsa Capes via projeto PROCAD Amazônia. Doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada (PPGEE - UFPA - 2012). Mestrado em Ciências da Computação (PPGCC - UFPA - 2008).  Especialização lato sensu em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2005). Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2004). Atua no Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), além do curso de graduação em Engenharia da Computação. É Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO), coordenando e participa de atividades de ensino, pesquisa e extensão através de projetos nacionais e internacionais em áreas interdisciplinares, dentre estas: Análise de Redes Sociais, Tecnologias Sociais, Experiência do Usuário, Mineração de Dados e Informática na Educação. É membro da sociedade Brasileira de Computação.

  • Marina Lisboa Empinotti, , IFSC

    Doutora em Estudos da Comunicação (FCT) na Universidade da Beira Interior, em Portugal. Jornalista e mestre em Jornalismo pela UFSC.  Professora de Comunicação Visual do IFSC campus Palhoça Bilingue.

  • Kennedy Edson Silva de Souza, , UFPA

    Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (2018), foi aluno de Iniciação Científica, e atualmente é Mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia, também pela UFPA/Castanhal. É bolsista de mestrado financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando nas áreas de Tecnologias Sociais, Experiência de usuário e usabilidade. É programador C#, JavaScript e Lua, possuindo também experiência em C++, VB, Java e PHP, além de habilidades em UI design.

  • Ana Carla Pimenta, , UFSC

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Linha de pesquisa: Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem CNPq.

References

CEGAN Lukas.; FILIP Petr. Advanced web analytics tool for mouse tracking and real-time data processing. IEEE 14th International Scientific Conference on Informatics, 2017, pp. 431-435.

ISO. Iso 9241-11:2018 - ergonomics of human-system interaction - part 11: Usability: Definitions and concepts. Mar.[Online], 2018. https://www.iso.org/standard/63500.html Acesso em 30/03/2021.

EMPINOTTI, M. L.; PAULINO, R. de C. R.; CAMINADA, T. de A. Estratégia Transmídia Em Plataformas Digitais: A Experiência Das Palavras Cruzadas Do The New York Times. Tropos: Comunicação, Sociedade E Cultura (ISSN: 2358-212X), [S. l.], v. 7, n. 1, 2018. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1905 Acesso em 30/03/2021.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed, 2009 São Paulo: Aleph

KIESLICH, Pascal; HENNINGER, Felix; WULFF, Dirk; HASLBECK, Jonas; SCHULTE-MECKLENBECK, Michael. Mouse-tracking: A practical guide to implementation and analysis, 2018. 10.31234/osf.io/zuvqa.

LECKNER, Sara. Presentation factors affecting reading behaviour in readers of newspaper media: an eye-tracking perspective. Visual Communication, 11(2) , 163-184, 2012. https://doi.org/10.1177/1470357211434029 Acesso em 30/03/2021.

LÓPEZ GIL, Juan-Miguel; NAVARRO-MOLINA, Carolina; GARCIA, Roberto; ALEIXANDRE-BENAVENT, Rafael. Analysis of website architecture through navigation stress tests, usability and eye tracking. The Information Professional, 19 (4), 2010, pp. 359-367.

MUNIM K. M., ISLAM I., KHATUN M., KARIM M. M., and ISLAM M. N. Towards developing a tool for UX evaluation using facial expression. 3rd International Conference on Electrical Information and Communication Technology (EICT). IEEE, Dec. [Online], 2017. https://doi.org/10.1109/eict.2017.8275227 Acesso em 30/03/2021.

PAL, D., VANIJJA, V.; ARPNIKANONDT, C.; ZHANG, X.; PAPASRATORN, B. A quantitative approach for evaluating the quality of experience of smart-wearables from the quality of data and quality of information: An end user perspective. IEEE Access, vol. 7, 2019, pp. 64 266-64 278.

PAULINO, Rita; EMPINOTTI, Marina ; JERONIMO, Pedro. Experiência do Usuário (UX) em apps de conteúdo jornalístico. In: CANAVILHAS J.,RODRIGUES C., GIACOMELLI F. (Org.). 1ed.Covilhã: LabCom - Universidade Beira Interior, v. 1, 2019, p. 33-56.

PENG, Chiu-Fang; WEN-HUNG, Liao. Evaluation of interactive data visualization tools based on gaze and mouse tracking. IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2016, pp. 431-434.

PIMENTA, Ana Carla. A transmidialidade no projeto De barrio somos. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

RAJESHKUMAR S.; OMAR R.; MAHMUD M. Taxonomies of user experience (UX) evaluation methods. International Conference on Research and Innovation in Information Systems (ICRIIS). IEEE, Nov. [Online], 2013. Available: https://doi.org/10.1109/icriis.2013.6716765.

RÚAS ARAÚJO, X., PUENTES-RIVERA, I., DIREITO-REBOLLAL, S. Eye Tracking: Revisão Metodológica e Teórica. In: Freire F., Rúas Araújo X., Martínez Fernández V., García X. (eds) Gerenciamento de Mídia e Metamídia. Avanços em Sistemas Inteligentes e Computação, vol. 503. Springer, Cham, 2017.

SOUZA, Kennedy; SERUFFO, Marcos César Da Rocha; MELLO Junior, Harold; SOUZA, Daniel. ; VELLASCO, Marley. User Experience Evaluation using Mouse Tracking and Artificial Intelligence. IEEE Access, v. 1, p. 1-10, 2019.

STILLMAN, Paul. How Mouse-tracking Can Advance Social Cognitive Theory. Trends in cognitive sciences (Regular ed.) [1364-6613] v.:22 n.:6, 2018, p.:531 -543.

TZAFILKOU, Katerina; NICOLAOS, Protogeros. Mouse Behavioral Patterns and Keystroke Dynamics in End-User Development: what can they tell us about users' behavioral attributes?. In: Computers in Human Behavior. Volume 83, June 2018, 2018, pp. 288-305. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.02.012 Acesso em 30/03/2021.

YU, Q.; CHE, X.; MA, S.; PAN, S.; YANG, Y.; XING; W.; WANG, X. A hybrid user experience evaluation method for mobile games. In: IEEE Access, vol. 6, 2018, pp. 49 067-49 079.

Published

2021-12-03

How to Cite

Análise da Experiência do Usuário (UX) de Narrativa Transmídia através de Mouse-Tracking. (2021). Comunicação & Inovação, 22(50). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.7893