Análise do capital social gerado no perfil @FasAmazonas

Authors

  • Jonas Gomes Jr. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Denize Piccolotto Carvalho Levy

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol13n25.1698

Keywords:

Twitter, Rede social digital, Capital social, Fundação Amazonas Sustentável

Abstract

Este trabalho analisa o capital social gerado na rede social digital do perfil do Twitter da Fundação Amazonas Sustentável (@FasAmazonas). Para tanto, apresenta-se brevemente a discussão sobre redes sociais digitais e definições sobre capital social. São expostos ainda os elementos operadores (categorias) do conceito de capital social nas redes sociais.  Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram: observações (assistemáticas e sistemáticas), apreciação de perfis (seguido e seguidores) e análise de 300 atualizações. Os resultados da pesquisa apontam para existência de um denso circuito comunicativo em virtude das diferentes formas de Capital Social e uma multiplicidade de valores, interesses e motivações em torno do ato de seguir o @FasAmazonas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Denize Piccolotto Carvalho Levy

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM-UFAM).Pós-doutora em Tecnologia Educacional na Universitat de les Illes Balears (2007

Published

2012-11-03