Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714Keywords:
Prêmios, Cidadania, Jornalismo Público.Abstract
Existem prêmios, em Jornalismo, para empresas jornalísticas (1), para repórteres e editores (2) e para matérias jornalísticas (3). Muitos incentivam o paradigma do Jornalismo Informativo: da boa técnica, impessoalidade, imparcialidade e isenção, como é o caso do Prêmio Esso de Jornalismo. Com o passar do tempo, outros atores sociais passaram a utilizar essa estratégia de premiação a outra práxis jornalística (defesa de Direitos Humanos), por meio do Jornalismo Público. Esses dois paradigmas, Jornalismo Informativo e Jornalismo Público, estão relacionados aos referenciais de valor-notícia e valor-serviço (valor de uso), respectivamente. A partir de seus processos de certificação, é validado um padrão de Jornalismo exemplar, dentro do campo profissional, que funcionaria como chancela entre quem é o sucesso/fracasso como jornalista.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-13
How to Cite
Dias, R. (2013). Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional. Comunicação & Inovação, 14(26). https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2013 Robson Dias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.