A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos

Authors

  • Luis Mauro Sa Martino

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791

Keywords:

Teoria da Comunicação, Mídia, Religião

Abstract

Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luis Mauro Sa Martino

Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" e "Comunicação e Identidade", entre outros.

Published

2014-11-27