O interesse público e a liberdade de imprensa como fundamentos da comunicação jornalística democrática

Autores

  • Maria Elisabete Antonioli Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenadora e professora do Mestrado Profissional de Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
  • Cassio Cavalcante Andrade Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Ética no Jornalismo e Direitos Humanos do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Advogado da União.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4477

Palavras-chave:

Interesse Público, Liberdade de Imprensa, Democracia

Resumo

Orientado por uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo discutir o interesse público e a liberdade de imprensa como condições precípuas para o desenvolvimento da sociedade e afirmação da democracia. O jornalismo é uma profissão social e o interesse público, o norte do jornalista. Entretanto, embaraços de ordens diversas podem ser ameaças para o jornalismo. Nessa perspectiva, estas questões são discutidas à luz de autores que tratam da profissão do jornalista e de autores das ciências jurídicas que veem o jornalismo e o interesse público como valores inquestionáveis no processo de evolução social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-08