Disseminação de Informações no Twitter: uma análise sobre o debate eleitoral dos presidenciáveis de 2018 no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.6090

Keywords:

Comunicação, Inovação

Abstract

Este artigo aborda a disseminação de mensagens no Twitter e os papéis de seus atores em torno do último debate dos candidatos a presidência do Brasil de 2018. Ampara-se na formação da estrutura da rede com base em postagens sobre o debate, em especial na identificação dos principais atores e das diferentes funções exercidas pelos usuários que tuitaram sobre o evento. Os resultados apontam a relevância da imprensa na produção de conteúdos, agregada ao papel fundamental de usuários comuns no sentido de espalhar o conteúdo produzido por estes veículos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom.

Matheus Felske da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), publicitário pela mesma Instituição. Integrante do grupo de pesquisa Smart Media & Users (CNPq).

Published

2019-08-12