Comunicação e Identidade organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia: estudo de Manual de Gestão de Crise e da relação de sentido em duas repercussões na mídia

Authors

  • Felipe Diemer de Lemos Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Florence Marie Dravet Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiz Carlos de Assis Iasbeck Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6170

Keywords:

Comunicação Organizacional, Crise, Identidade Organizacional, Igreja Adventista do Sétimo Dia

Abstract

o artigo exploratório analisa a tensão existente entre os conceitos de identidade organizacional (IASBECK, 1997) e comunicação em situações de crise e um dos resultantes desta relação, que é a possibilidade de ressignificação da própria identidade da organização. Isso é mostrado a partir da perspectiva da gestão de crise no contexto desenvolvido por uma organização religiosa, a saber, a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, utilizando o conceito de irritações de Luhmann (2010). Para tanto, a análise empírica é feita em duas fontes de evidências: análise do Manual de Crise da instituição (1) e repercussão na mídia de duas crises no contexto da disputa de sentidos (2). Resultados desta análise empírica procuram evidenciar a relação direta entre o processo de gerenciamento da crise e a maneira como este processo pode conduzir a contribuições para a identidade da organização. A crise, por isso, conceitualmente vai além da ideia apenas de um problema, mas de uma oportunidade de ressignificação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felipe Diemer de Lemos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e especialista em Comunicação Corporativa (UNISUL) e Marketing Estratégico (Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP). Mestre em Comunicação – Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.
Assessor de Comunicação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DAS - Brasil).

Florence Marie Dravet, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Coordenadora do PPGCOM/UCB. Possui graduação em Letras - Universidade Paul Valéry - Montpellier, França (1995), Mestrado em Didactologia das Línguas e Culturas - Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (1997) e Doutorado em Didactologia das Línguas e Culturas - Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, poesia, diálogo, comunicação intercultural e literatura.

Luiz Carlos de Assis Iasbeck, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em em Comunicação e Semiótica. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. 

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Published

2020-02-06