A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva

Authors

  • Susana Bornéo Funck Universidade Católica de Pelotas - RS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.669

Keywords:

Estudos de Gênero, Análise Crítica do Discurso, Mulher na Mídia

Abstract

A partir dos pressupostos dos estudos de gênero e da análise crítica do discurso, analisamse neste artigo duas edições de um jornal de domingo de uma capital do Sul do Brasil, buscando verificar as representações do feminino e do masculino, em especial a presença da mulher nas diferentes seções. É possível constatar que o veículo reproduz e reitera as assimetrias sociais de gênero, naturalizadas pelo senso comum, contribuindo para uma paradoxal (in)visibilidade da mulher na mídia impressa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Susana Bornéo Funck, Universidade Católica de Pelotas - RS

Doutora em Humanidades, pela Universidade do Texas, em Arlington, Estados Unidos; professora do Programa de Pós-Graduação em Letras / Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas, RS.

How to Cite

Funck, S. B. (2010). A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva. Comunicação & Inovação, 8(14). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.669