O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo

Autores

  • Maria Érica de Oliveira Lima UFRN
  • José Trasferetti PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.681

Palavras-chave:

Comunicação, Religião, Marketing, Produtos, Consumo

Resumo

O presente artigo aborda o cenário religioso de bens simbólicos no Brasil, conceito de marketing religioso e da produção ao consumo, a partir de exemplos que foram retratados pela mídia impressa: jornal e revista. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. As principais conclusões passam pelo surgimento de novos grupos religiosos, tendo as tecnologias e a mídia como suporte de estratégia e permanência; evidenciam um grande avanço no campo religioso, em se tratando de produção; e constatam o estímulo ao consumo, além de investimentos e profissionalização de pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Érica de Oliveira Lima, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; pesquisadora da Base Comunicação, Cultura e Mídia; doutora em Comunicação Social (Umesp), com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

José Trasferetti, PUC-Campinas

Diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral – SBTM; doutor em Teologia e Filosofia (Roma/Itália).

Downloads